Olá! Bem-vindo ao post de recomeço do meu Blog, onde vou te explicar o motivo de ter criado esse Blog de Empreendedorismo Digital.

Na verdade, posso até dizer que é a inauguração do meu Blog, pois antes eu estava usando um Site com Blog. Qual a diferença? A página inicial era uma página explicando o que eu fazia, o Blog era apenas uma parte do site… Agora, o Blog é o principal, e vou te explicar o motivo.

Mas André, O Que É Blog?

Blog é um site (ixi, confundi a sua cabeça? rs) focado em notícias, artigos.

Pera lá, vou explicar melhor. Vamos ver a definição de site pelo dicionário do Google:

site
/sajt/

substantivo masculino
intern local na Internet identificado por um nome de domínio, constituído por uma ou mais páginas de hipertexto, que podem conter textos, gráficos e informações em multimídia.

Google, https://www.google.com/search?q=Dicion%C3%A1rio#dobs=site

Vendo essa definição do Google, tudo na Internet que acessamos através de um domínio (endereço na Web) é um site.

E o Blog?

blogue
substantivo masculino
INTERNET
página pessoal, atualizada periodicamente, em que os usuários podem trocar experiências, comentários etc., ger. relacionados com uma determinada área de interesse.
Origem
⊙ ETIM ing. blog ‘id.’

Google, https://www.google.com/search?q=Dicion%C3%A1rio#dobs=blogue

Ou seja, se usarmos essas definições podemos dizer que Blog é um site focado em notícias, conteúdo, enquanto que um Site é um conjunto de páginas geralmente usado para apresentar uma empresa ou marca e seus produtos / serviços.

Então, voltando… Antes eu tinha uma página inicial, e o blog era só um elemento do site:

E agora o meu Blog de Empreendedorismo Digital é assim : https://andrelobo.net.br.

Muito mais bonito, não está? 🙂 Mas tem alguns motivos para eu ter feito isso, e vou te explicar agora.

7 Motivos para eu ter criado esse Blog

Como eu descrevi na página sobre mim, o motivo maior para eu ter mudado o meu site para um Blog De Empreendedorismo Digital voltado para conversão foi o treinamento Fórmula do Negócio Online, do Alex Vargas. Neste treinamento eu aprendi como trabalhar todo o conhecimento de anos em Marketing Digital e Internet como Afiliado, que é a sustentação do meu negócio. E, também, como promover meus produtos (como o Grupo de Desafio de 15 dias para Tirar Seus Projetos Da Gaveta) com um Blog usando o Marketing de Conteúdo.

E as 7 razões para que eu mudasse do meu site institucional para o Blog, seguindo o passo a passo do treinamento são:

1 – Visibilidade do meu negócio

Esse blog aumenta enormemente a visibilidade do meu negócio. Aliás, é a base da minha estratégia de Marketing de Conteúdo, que falarei em outro post em breve.

Estamos vivendo na era da informação, e cada vez mais as pessoas querem consumir conteúdo de qualidade. O que melhor para isso do que um Blog, que foi feito exatamente para isso – compartilhar informação?

E aqui as mídias sociais e os buscadores da Internet têm um papel crucial, que é trazer as pessoas para o meu blog – chamamos isso de tráfego. Junto com o Marketing de Conteúdo existem estratégias para aumentar o tráfego do Blog. Vou citar algumas:

  • Tráfego orgânico – buscas no Google – gratuito;
  • Tráfego pago no Google – Google Ads;
  • Posts em mídias sociais – gratuito;
  • Tráfego pago em mídias sociais – Facebook Ads, Instagram Ads etc;
  • Vídeos no Youtube – gratuito;
  • Email marketing – ferramentas pagas ou gratuitas;
  • E mais outras possibilidades.

2 – Compartilhar meu conhecimento

Como disse no início desse artigo, um blog é um local de publicação de artigos, notícias. E vou acrescentar um – conhecimento.

Aqui eu já publiquei e vou publicar mais artigos sobre as diversas áreas de conhecimento do Empreendedorismo Digital – definições, estratégias, ferramentas e produtos digitais que eu recomendo. Conteúdo baseado nas minhas experiências. Meu conhecimento.

E, na era da informação, conhecimento é tudo. E o conhecimento constrói autoridade. E autoridade no Marketing Digital é fundamental. Você compraria alguma curso de alguém que você nunca viu? E de alguém que você sabe que conhece muito do assunto que você está buscando mais conhecimento? Acredito que a segunda opção, correto?

3 – Eu tenho o controle

Aqui no meu Blog de Empreendedorismo Digital eu comando. As regras são minhas. Claro que eu sigo as boas práticas de SEO, Marketing de Conteúdo etc, pois eu quero que meu conteúdo seja bem rankeado nos buscadores. Mas eu tenho domínio do que eu publico, de como eu monto o meu blog, seu design, seções etc.

E isso é muito diferente de uma mídia social. Nas mídias sociais temos que seguir as regras deles. Cada mídia social tem um algoritmo de entrega de conteúdo. Uma página do Facebook, para você ter ideia, entrega em média o seu conteúdo para 1% à 2% da sua audiência. E você não tem controle sobre isso.

Cada mídia social diz o que você pode ou não postar nela. Eles determinam o tamanho do texto que podemos compartilhar, dimensões de imagens, vídeos etc.

Mas no meu Blog sou eu quem faz as regras. 🙂

4 – A audiência é minha

No tópico anterior, eu te disse como é a entrega de conteúdo do Facebook – 1% à 2% nas páginas. Isso pois os seguidores que temos lá são na verdade… do Facebook, e não seus.

Por isso a importância do Blog. E por isso é que ele está no centro da minha estratégia de Marketing de Conteúdo. 🙂

5 – Relacionamento com futuros e atuais Clientes

Eu disse que autoridade é fundamental no Marketing Digital. E relacionamento também é.

O Blog me permite criar e estreitar o relacionamento com futuros e atuais clientes, uma vez que eu compartilhe aqui conteúdo relevante para ambos – marketing de conteúdo. Notícias relevantes, atualizações, explicações, guias, ebooks, infográficos e por aí vai.

Mas é claro que existem outras ferramentas para auxiliar nisso, como o Email Marketing, que vou tratar em outro artigo. 😉

6 – Baixo Investimento

Essa é a parte que muitos gostam de saber. 🙂 No início de qualquer negócio é preciso planejar o quanto será investido. E o Blog é uma ferramenta de baixíssimo investimento.

Você pode iniciar um site com investimento 0, até sem um domínio (seu endereço na Internet). Existem serviços que te permitem isso, mas eu não recomendo. Você precisa ter uma marca na Internet. Se lembra da construção da autoridade?

Então, no mínimo, você precisará comprar um domínio e contratar um serviço de hospedagem.

No Brasil você pode comprar o seu domínio no site Registro.br, e o custo anual é de R$ 40,00. Quanto à hospedagem, te indico a Hostgator, que custa em média R$ 26,99 / mês. Ou seja, menos de R$ 35,00 por mês, considerando o custo de 1 ano.

Eu uso o WordPress, o maior gerenciador de conteúdo do mundo. Ele é gratuito, e você pode começar com um tema gratuito também – indico o https://oceanwp.org/.

7 – Geração De Renda

Por último, mas não menos importante, um grande motivo para eu ter criado o meu Blog de Empreendedorismo é a capacidade de Geração de Renda. E, se você está buscando uma forma de criar uma nova fonte de renda, eu escrevi um Guia que pode te ajudar, mesmo que você não tenha tempo.

Neste Blog você deve ter reparado que tem botões na minha barra da esquerda (sidebar) com botões coloridos – são minhas recomendações de cursos ou ferramentas relacionadas ao Empreendedorismo Digital.

Além disso, eu também divulgarei no meu Blog o meu produto – Grupo de Desafio de 15 – tire aquele Projeto/Sonho da Gaveta. Vendo a dificuldade de muitas pessoas em priorizarem seus projetos, ideias ou sonhos, eu decidi criar um grupo onde vou te ensinar técnicas de Gerenciamento De Projetos para que você possa, enfim, iniciá-los. 🙂


Espero que você tenha gostado deste artigo. E que eu tenha conseguido te explicar a importância em ter um Blog na sua estratégia de Marketing Digital e o motivo que me levou a criar esse blog. 🙂

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