Outro dia eu fiz uma Live no meu canal do Youtube sobre Funil de Vendas, e depois gravei um vídeo com o mesmo material (tive problemas técnicos durante a live ?).
Então decidi criar um artigo sobre isso também, assim eu amplio o alcance desse assunto e tantos outros que produzi e que vou produzir ainda :).
Então vamos lá. Você sabe o que é um Funil de Vendas? Veja a imagem abaixo:
Esse é um desenho típico de um funil de Marketing, onde em cada etapa a quantidade de pessoas vai diminuindo, mas a qualidade da sua audiência vai aumentando também.
E fica claro que precisamos de muita gente entrando no funil para conseguirmos converter em vendas de produtos ou serviços. E o que vai fazer isso acontecer? O Marketing de Conteúdo, que assunto para um outro artigo. 🙂
E, para que esse funil funcione, você precisa desenhar o processo de entrada do seu público-alvo até a conversão em clientes. Esse é o papel do Funil de Vendas.
O que é um Funil de vendas?
Então, para mapear o caminho de uma pessoa do início (entrar no seu funil) até o final (venda de um produto ou serviço), utilizamos o Funil De Vendas.
Funil de Vendas é o planejamento de todas as etapas da venda de um (ou mais de um) produto ou serviço.
Pense nisso como um mapeamento de todas as ações necessárias que precisam ser feitar para um usuário conhecer um produto ou serviço seu, ser impacto por ele de diversas formas diferentes (artigos, vídeos, emails) até que ele decida comprar.
É uma jornada. No Inbound Marketing, assunto para outro artigo, chamamos de Jornada do Comprador.
É natural que as pessoas tenha objeções em relação ao seu produto ou serviço. Todo mundo tem. E o seu funil de vendas precisa trabalhar e eliminar essas barreiras.
Você precisa mostrar para o seu potencial cliente que você tem a solução para um problema ou um desejo dele. Você precisa agregar valor à vida do seu potencial cliente.
E, algumas vezes, ele não saberá que tem um problema… Isso acontece demais. É aqui que entra um conceito chamado Pirâmide da Consciência.
Pirâmide da Consciência
Muitas pessoas não sabem que têm um problema. E aí você terá o papel de mostrar para elas que elas têm um problema.
Vou usar a minha história como exemplo:
“Até 2016 eu prestava serviço como Gerente de Projetos para a Petrobras. Até então eu acreditava que eu tinha que ter um bom emprego, para ter uma boa aposentadoria e viver bem. Esse era o meu mindset.
Quando eu fui desalocado em fevereiro de 2016 (você pode ler mais sobre isso aqui – A minha vida de Consultor – o mercado de trabalho estava muito ruim. Então decidi me arriscar e empreender, foi quando eu abri uma micro franquia de Agência de Marketing Digital.
1º Estágio – Inconsciência
E a minha mentalidade, aos poucos, foi mudando… Eu não tinha Consciência de que eu precisava ter uma segunda fonte de renda enquanto eu era um empregado.”
Usando o meu exemplo, eu estava inconsciente de um problema – eu não conseguiria ter a vida que eu queria somente com o emprego, e isso pioraria quando eu me aposentasse.
2º Estágio – Problema
Quando eu percebi isso, de forma abrupta quando fui desalocado, eu passei para o estágio Problema . Fui então pesquisar em jornais, sites etc como eu poderia Empreender.
3º Estágio – Solução
Fui, então, buscar uma Solução. Pesquisei muito em sites, jornais etc algo que tivesse a ver comigo. Pensei em uma camisaria (vinha “grátis” uma loja virtual), franquia de comércio até que eu achei o que eu queria.
4º Estágio – Produto
Depois de muito procurar eu achei um Produto – uma micro franquia de Agência Digital. Eu adorei, afinal o meu início de carreira foi em um provedor de Internet. 🙂 Então eu fui em busca de informações do Produto, como eu poderia pagar, se era interessante e se era uma oportunidade que valia a pena. Então fui para o próximo estágio.
5º Estágio – Consumidor
Depois de muito pesquisar, avaliar a oportunidade, a empresa e conversar com a minha esposa, eu decidi me tornar um franqueado da Guia-se e abri a minha micro agência de Marketing de Digital.
Como você pode ver, eu passei por todos os estágios da Pirâmide Consciência. E, se você fizer um esforço, vai ver que você passou também em algum momento. E é isso que precisa ficar claro para você entender a jornada do seu potencial cliente.
Exemplo de Funil de Venda
Para exemplificar melhor, veja baixo a figura de um Funil de Vendas meu:
Essa imagem mostra um exemplo de Funil de Vendas de um produto. Vamos ver seus componentes:
1 – Tráfego
Aqui eu defini que o tráfego para esse funil virá do Facebook e Google Ads, orgânico através do Google e por email (minha audiência). Essas são as fontes de tráfego.
Todo funil precisa de pelo menos uma fonte de tráfego, que é onde as pessoas vão achar a sua oferta ou a sua isca.
2 – Isca Digital
Você pode começar o seu funil diretamente por uma página de vendas, ou uma página de conteúdo (menos indicado). Mas o ideal mesmo é que você ofereça algo que vai agregar valor ao seu potencial cliente. E, com a isca digital, você já captura pelo menos o email do seu visitante, que passa a ser um lead, e você pode começar o seu relacionamento com ele.
Ah, e lembre-se de vender na Isca. 🙂 Coloque links de contato com você, links de produtos que você recomenda (no caso de afiliado) ou do seu produto ou serviço que você quer vender. Pode até usar um banner para isso, ou colocar links no decorrer da isca.
3 – Página de Captura
Na página de captura você deve deixar claro os benefícios da sua isca digital, e o que o seu visitante pode esperar dela. Um título chamativo e bem elaborado é fundamental, assim como o visual e a apresentação da página.
Uma página de captura deve sempre ter um objetivo – capturar, ao menos, o email do visitante.
4 – Formulários de captura
Os formulários de captura, onde o visitante vai digitar o seu email, devem ser simples, diretos e devem deixar o seu usuário confortável em deixar o seu email, ou seja, é fundamental você informar que não vai fazer SPAM. SPAM é uma prática que só prejudica a sua marca.
Para isso você precisará de uma ferramenta de autoresponder. A que eu uso hoje e indico é a LeadLovers.
5 – Páginas de Obrigado
Páginas de obrigado tem uma função muito importante – informar ao seu lead como ele vai obter o que você prometeu para ele. No caso de um Ebook, por exemplo, indico que você crie uma página de entrega e envie o link por email, para ele começar a se acostumar com os seus emails e você iniciar a sua relação com o seu lead.
Indique, na página de obrigado, o seu email e como ele faz para procurar nos possíveis inúmeros emails que ele tem na caixa de entrada. Ah, e para ele buscar na caixa de Spam também…
E você pode vender o seu produto aqui.
6 – Sequências de Email
Aqui que a magia acontece. O email não está morto…
Educar o seu lead é uma parte fundamental de qualquer Funil de Marketing, e é peça fundamental no seu Funil de Vendas. Você pode ver que usei várias sequências:
- Entrega da Isca;
- Doutrinação ou Criação de Autoridade;
- Interesse;
- Comprou;
- Boleto;
- Problema de Pagamento;
É fundamental você mapear todas e quaisquer comunicações com o seu lead no seu Funil de Vendas. Caso contrário você pode esquecer e perder oportunidades de venda…
7 – Página de Entrega da Isca
Aqui nessa página você entregará a Isca prometida, e te sugiro explicar um pouco mais o que ela é e, se ele precisar de algum programa específico para abri-la, informe aqui.
Crie também relacionamento, afinal essa é a página que ele vai abrir do seu primeiro email!
E venda aqui também.
8 – Página de Conteúdo
As páginas de conteúdo são usadas para estreitar o relacionamento com o seu lead e também educá-lo. Pode ser um artigo como esse, um vídeo, o que você achar melhor.
Você pode da página de conteúdo levar o lead para uma página de vendas, como eu coloquei nesse exemplo.
9 – Página de Checkout (venda)
Aqui é onde a venda é sacramentada. Existem muitas plataformas de venda, mas eu indico a Hotmart, Eduzz ou Monetizze.
Deixo aqui para você um funil meu:
Guia Completo Para Criar Uma Renda Extra Mesmo Que Você Não Tenha Tempo.
Porque você precisa começar a desenha já os seus Funis de Venda
Bom, espero que eu tenha conseguido te explicar a o que é e a importância de um Funil de Vendas. A minha sugestão para você – comece desde já a desenhar os seus funis de venda.
Não venda pela Internet sem antes desenhar o seu Funil. Ou então, caso você já venda, desenhe os seus Funis de Venda e veja se você pode melhorar o seu processo.
Outra grande vantagem do Funil de Vendas é a capacidade de você rapidamente fazer testes e medições, e agrupar funis de vendas para montar um mais complexo, de acordo com o seu negócio.
Ah, vou deixar aqui também o vídeo dessa aula no Youtube.
Vai lá e se inscreve no meu canal e comenta o que você achou do vídeo :).
E aí, gostou do artigo? Você já sabia o que era um Funil de Vendas? Caso contrário, espero que eu tenha te ajudado a aprender O que é um Funil de Vendas, e que isso seja realmente útil a você.
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