Você, como um empreendedor digital e afiliado, deve entender para quem irá recomendar os produtos. Na verdade, antes disso, você precisa saber quem é a sua Persona para definir os produtos que você vai recomendar. Mas O Que É Persona?

Seguindo o nosso Guia Como Ser Um Afiliado: Guia Simples e Direto , neste 3º artigo da série vou falar agora em mais detalhes sobre a Persona ou Avatar.

Agora que você já definiu o seu nicho de mercado, você precisa pensar na sua Persona ou Avatar.

A Persona, ou Avatar, representa o seu cliente ideal, e toda a sua comunicação deve ser focada nela.

Se você não tem ideia de como começar, fique tranquilo pois neste artigo vou te ensinar a entender e definir a sua Persona.

O que é Persona? Persona é a representação do seu cliente ideal
O que é Persona?

O que é Persona?

Persona, ou Avatar, é a representação fictícia do seu cliente ideal. É um perfil baseado em dados reais de informações demográficas e comportamentais dos consumidores do seu serviço ou produto.

Ela tem a ver com o seu nicho de mercado.

A Persona, ou Avatar, representa um conjunto de características de um público-alvo. Para definir o seu Avatar você precisará estudar bem os seus clientes e os potenciais clientes também.

Como resultado você saberá o que o seu cliente precisa, o que ele quer, suas dores.

Você poderá até mesmo direcionar o design do seu site, imagens, artigos, redes sociais, vídeo etc para ficar mais interessante e atraente para a sua Persona.

Enfim, toda a sua estratégia de marketing será direcionada para a sua Persona ou Avatar.

O que o Público-alvo?

Público-alvo é um conjunto de pessoas de um segmento que você quer atingir. Ele pode ser bem amplo dependendo dos seus produtos ou serviços.

É um grupo de pessoas com caraterísticas em comum. Se lembra da segmentação de mercado ou tipos de nicho? É isso que você vai usar para definir o seu público-alvo.

Exemplo de público-alvo:

Homem, entre 25-50 anos, casado, brasileiro, empregado, mas busca realocação.

Qual a diferença entre Persona e Público-alvo?

Esses dois conceitos, Persona e Púbico-alvo, podem parecer a mesma coisa, mas não são.

Público-alvo é uma parcela da sociedade que você quer atender, atingir, recomendar(ou vender) seus produtos ou serviços.

Já a Persona é a representação do seu cliente ideal. É mais pessoal. É como se você estivesse falando mesmo de uma pessoa.

Um exemplo prático:

O público-alvo será o conjunto de pessoas que você irá mirar nos seus anúncios, a sua segmentação. Porém a sua copy e imagem do anúncio serão feitos para a sua persona.

Qual a importância em definir uma Persona ou Avatar para o seu negócio?

O estudo e definição de Persona, assim como do seu nicho de mercado, é fundamental para um negócio de afiliado. Ainda mais para você que tem pouco tempo disponível. Você precisa potencializar as suas ações.

É bem tranquilo entender a importância da Persona -> como você vai escolher os seus produtos de afiliado se você não sabe quem é o seu cliente ideal? Se é homem ou mulher? Qual a idade. Se é casado ou não… Quais são as dores da Persona. E o que ela busca?

Você precisa saber o que ela quer, e mais do que isso, o que ela realmente precisa (as vezes nem ela sabe), para você poder mostrar para a Persona que você a entende, sabe pelo o que ela está passando e que você tem a solução.

Sabendo isso, a sua taxa de conversão será muito maior…

Me deixa te falar de outros benefícios:

1 – Não gastar tempo produzindo conteúdo inútil

Eu já caí nessa armadilha… Saí produzindo conteúdo que eu achava interessante. Era interessante para mim, mas não era para a minha Persona… Mas como eu ia saber, se eu não tinha estudado a minha Persona direito…

E não quero que você caia nessa armadilha também. Ainda mais você que tem pouco tempo para empreender.

Quando você entende a sua Persona e prepara a sua Pauta de Conteúdo de acordo com o que ela procura, você estará produzido conteúdo que ela consome e, de preferência, na mídia que ela mais gosta também. Sucesso na certa.

Isso vai otimizar demais o seu escasso tempo, além de ter também um outro resultado sensacional -> você não terá problema de falta de conteúdo para produzir.

2 – Definir como será feita toda a comunicação da sua empresa

Sim, você precisa definir como será a comunicação com os seus cliente e potenciais clientes.

Que linguagem você usará – mais formal ou mais informal?

Quais os canais de comunicação você usará? Email. Blog ou Site institucional? Whatsapp ou Telegram? Bot do Messenger ou Direct no Instagram? Vídeo no Youtube ou no IG TV? Ou Vimeo? Focar na ligação telefônica ou mensagem de áudio no WhatsApp?

Não adianta você ter a comunicação correta, mas usar o canal errado. Simplesmente a sua mensagem não chegará ao seu público-alvo.

Mas, quando você define a sua Persona, tudo fica mais claro. 🙂

3 – Entender quais as dores o seu cliente ideal tem

Eu vou tocar bastante nesse assunto, pois é muito importante que você saiba que dores o seu cliente ideal tem.

Como você vai recomendar algo para ele se você não sabe o que ele precisa? Como você vai propor uma solução se você não conhece o problema? Não tem como.

Você tem que entender o seu Avatar. Definindo bem o seu Avatar, tudo fará mais sentido.

4 – Listar quais os desejos do seu cliente ideal

Não só de problemas vive a humanidade. 🙂

Muitas pessoas estão satisfeitas com o seu trabalho, com o seu corpo, mas podem, por exemplo, querer morar em outro país. Ou aprender um novo idioma. Aprender a tocar um instrumento musical…

São os desejos, sonhos do Avatar.

E, se você tiver isso bem mapeado, você poderá procurar produtos para recomendar que vão atender os desejos do seu Avatar.

5 – Entender o que a sua Persona busca

Complementando o que eu falei acima, o que o seu Avatar busca no Google? No Youtube? Como ele efetua essa busca?

É fundamental saber isso para que você possa planejar o seu conteúdo e as suas campanhas de marketing para o que ele está buscando. Com isso você aumenta a sua taxa de conversão e diminui o seu custo.

6 – Que tipo de conteúdo ela consome mais? Vídeo, Artigo, Infográfico, Podcast?

Produzir conteúdo não é nada fácil. Ainda mais para quem é Euquipe, como eu. Como você deve começar, provavelmente. A maioria começa assim.

E é pior ainda para pessoas muito ocupadas, como você.

Então quando você mapeia o seu Avatar, e vou te explicar como fazer isso, você pode chegar ao detalhe de saber a forma de conteúdo que ele prefere. E produzir exatamente o conteúdo que o seu Avatar prefere.

7 – Diminuir o custo com tráfego pago

Esse é um ótimo benefício! Além de diminuir o custo, você também terá maiores taxas de conversão quando você entender bem a sua Persona.

Quando você faz um anúncio, você precisa direcionar para um público-alvo. Conhecendo a sua Persona você terá muito mais chance de acertar esse direcionamento. Caso contrário você estaria “atirando para todos os lados” para tentar acertar o seu Avatar.

Além do direcionamento, ou segmentação, a copy e a imagem ou vídeo do anúncio são muito importantes também, e conhecendo a sua Persona você será mais assertivo nos dois.

8 – Saber em que redes sociais ela está

Saber onde encontrar o seu Avatar é muito importante, pois você pode focar na rede social que ele prefere.

Isso vai te economizar tempo e dinheiro, pois cada rede social tem seu próprio formato de mídia e conteúdo. Além dos anúncios, é claro.

O que é a Buyer Persona?

Não sei se você ouviu já falar em Buyer Persona, mas eu resolvi colocar aqui para tirar a sua dúvida, caso exista.

Buyer Persona é o “Cliente Comprador”, digamos assim. É o seu cliente ideal. Foi a Persona que tratamos neste artigo.

Existe um outro tipo de Persona chamada Brand Persona, mas não vamos falar dela aqui.

5 dicas para você criar a Persona ou Avatar do seu negócio digital

Agora que você já aprendeu o que é Persona ou Avatar e que você DEVE estudar e definir a do seu negócio, vou te explicar em 5 passos como você irá fazer isso.

Prepare-se para investir tempo e paciência nesse trabalho, assim como o da definição do seu nicho de mercado.

Eu te aconselho a focar em uma Persona no início, mas o seu negócio pode ter mais de uma. Até 3 Personas é uma boa quantidade para você trabalhar.

Vamos lá!

1 – Dados da Persona

  • Nome;
  • Idade;
  • Estado Civil;
  • Número de Filhos;
  • Onde Mora;
  • Onde trabalha;
  • Cargo;
  • Escolaridade;
  • Salário;
  • Personalidade;
  • Dores (Problemas atuais);
  • Sonhos;
  • Metas;
  • Frustrações;
  • O que faz no dia a dia;
  • Mídias que consome (revistas, mídias sociais, televisão).

2 – Modos de Levantar as Informações da Persona

Basicamente existem 3 formas de levantar os dados da sua Persona. Vou listar cada um e te explicar o que fazer.

2.1 – Você é a Persona Transformada ou em Transformação

Persona transformada é uma pessoa que teve problemas (financeiros, por exemplo) e deu a volta por cima. Tinha um problema e encontrou uma solução.

Você, afiliado, pode ser essa pessoa. Então você sabe as dores, frustrações, sonhos e as demais informações do Avatar. Você pode, então, criar um Avatar com um nome fictício, ou pode usar o seu mesmo.

Mas lembre-se que o seu negócio pode ter mais de um Avatar. Então use as dicas abaixo também.

2.2 – Você já tem clientes ou leads

Caso você já tenha clientes, ou pessoas interessadas em comprar os produtos que você recomenda, você pode fazer uma pesquisa com eles.

Para isso eu recomendo que você crie um formulário no Google Forms, crie perguntas referentes aos dados que você quer levantar e encaminhe para a sua lista.

Você pode, por exemplo, mandar um email informando que quer preparar conteúdos focados nas necessidades dele (lembre-se sempre de enviar o email como se tivesse falando com uma pessoa, e não um grupo).

Nem todo mundo vai responder, mas com certeza os mais engajados com você vão.

Se você tiver pessoas do seu público-alvo nas suas redes sociais, você pode montar um post com a mesma ideia do email.

2.3 – Você não é a persona transformada e nem tem clientes

Bom, neste caso, você vai ter que fazer muita pesquisa.

Você precisará pesquisar na Internet usando palavras-chave do seu nicho.

Você pode usar as seguintes ferramentas:

Google

Pesquise no Google por termos que o seu Avatar buscaria (uma dor, por exemplo). Abra os 10 primeiros Blogs e leia os comentários dos artigos. Muitas vezes as pessoas se abrem nos comentários, e você consegue entender a dor do seu público-alvo.

Exemplo: Como emagrecer sem sofrimento.

Youtube

Faça a mesma coisa no Youtube. Abra alguns vídeo (com mais visualizações) e faça a mesma pesquisa. Você vai acha muita informação boa nos comentários dos vídeos do Youtube.

Amazon.com

Pesquisa na Amazon.com por livros do seu nicho (que resolvam problemas do seu público-alvo). Muitas pessoas deixem reviews dos livros, inclusive informando os problemas que passaram e como resolveram.

Grupos no Facebook e Yahoo Respostas

Você pode fazer o mesmo nos grupos de Facebook (ou até páginas de nicho) e no Yahoo Respostas.

Famílias e amigos

Se você tem gente na sua família ou tem amigos que sejam do seu Público-alvo, você pode entrevistá-los.

3 – Organizar as informações Recebidas

No caso da pesquisa de clientes ou na pequisa na web, você precisará organizar as informações para poder mapear a(s) sua(s) Persona(s).

Eu te aconselho a usar uma planilha do Google Sheets para isso.

Crie uma planilha com os dados que informei na dica 1, e preencha com tudo que você anotou ou com o resultado da pesquisa do Google Forms.

DICA: Você pode gerar uma planilha no Google Forms com as respostas.

Com os dados organizados, agrupe as respostas (por linha) que tenham características semelhantes. Dessa forma você conseguirá as suas Personas.

4 – Buscar uma imagem que represente cada Avatar

É interessante você deixar o mais próximo de uma pessoa a sua Persona, e nada melhor do que uma foto. Pode ser uma imagem de vetor ou foto de uma pessoa mesmo.

Você pode pesquisar no Google e selecionar a tab imagens.

É muito interessante quando você vai montar um conteúdo e pensar na pessoa (Persona).

5 – Escolher um Avatar para iniciar o trabalho

Como eu te disse mais acima no artigo, escolha 1 Avatar para você iniciar o seu trabalho. Não tente focar em mais de um, pois vai ser complexo e muito trabalhoso.

Depois, quando você estiver acostumado e dominado o seu primeiro Avatar, você poderá partir para trabalhar outro em paralelo.

Lembre-se: Toda a sua comunicação será voltada para o seu Avatar.

O Gerador de Personas

Existe uma ferramenta interessante criada pela Rock Content e pela RD para Gerar Personas – O Gerador de Personas.

Ela não vai gerar uma Persona para você, simplesmente vai te perguntar os dados e vai organizar em um PDF. Porém tem menos dados do que eu te indiquei.


E aí, gostou do artigo? Você já sabia o que fazer para entender e definir a sua Persona? Espero que essas informações te ajudem a mapear o seu cliente ideal.

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