Você já ouviu falar em Marketing de Relacionamento, Marketing de Rede ou Marketing Multinível(MMN)? É um modelo de empreendedorismo pouco difundido ainda no Brasil.

Acima de tudo, o Marketing de Relacionamento é uma modalidade de comercialização de produtos ou serviços utilizados por empresas no mundo inteiro. E tem crescido muito no Brasil nos últimos 5 anos, porém ainda é confundido com pirâmides financeiras por algumas pessoas.

Como resultado, muita gente deixa de Empreender no chamado Negócio do Século XXI, com medo de cair em um golpe. Pensando nisso, escrevieste artigo onde te explicarei o que é MMN e os cuidados que você deve tomar para escolher uma empresa.

Conexão entre as pessoas no Marketing de Relacionamento.
Conexão entre as pessoas no Marketing de Relacionamento.. Fonte: Negócio fotografia desenhado por Onlyyouqj – Freepik.com

A História do Marketing de Relacionamento

Tudo começou com o Dr. Carl Rehnborg, médico, químico e industrial norte-americano.

Ele criou o primeiro modelo comercial de distribuição de bens e serviços em que os ganhos eram provenientes da:

  • Venda de produtos;
  • Recrutamento de novos vendedores;
  • Comissões em níveis de profundidade da equipe.

Dr Carl fundou a empresa California Vitamins Inc., que comercializava tabletes ou cápsulas provenientes da desidratação e concentração dos nutrientes contidos em plantas.

Posteriormente, essa empresa foi renomeada para Nutrilite.

A Nutrilite entrou no mercado norte-americano com muita força , até que em setembro de 1945 Dr. Carl firmou uma parceria com o Dr. William Casselber e Lee Mitinger, originando oficialmente o plano de vendas da Mitinger & Casselberg Inc. como distribuidora exclusiva dos produtos.

Esse é o  primeiro caso do modelo de ganhos em diversos níveis de equipe.

O nascimento de um gigante no mercado de Marketing de Rede
O nascimento de um gigante no mercado de Marketing de Rede. Fonte: Free Vector Art by Vecteezy!

Nasce um gigante

Em 1949, dois jovens amigos muito inteligentes, Jay Van Andel e Rich DeVos, passaram a ser distribuidores da Nutrilite. E em pouco tempo aumentaram em grande escala as vendas da empresa, transformando-a em uma empresa multimilionária. 

Com a experiência adquirida na Nutrilite, os dois abriram na garagem de um deles uma empresa voltada para a distribuição de produtos de limpeza para o lar. Nascia assim a American Way Association, rebatizada depois para Amway.

A Amway começou efetivamente em 1959, e sempre apostou na distribuição de produtos voltados para o lar. E também itens de beleza e bem-estar.

Com o passar dos anos a empresa foi ampliando gradativamente o seu portfólio. Sua linha mais importante foi adquirida em 1970 – a Nutrilite, de suplementos alimentares, onde seus fundadores aprenderam sobre o negócio.

A Legitimidade do Marketing de Relacionamento nos EUA

Em 1975 a Comissão de Comércio americano acusou a Amway de operar uma pirâmide ilegal. Com isso, a empresa ficou por 4 anos sem poder cadastrar um novo distribuidor. Isso foi feito para validar se o modelo era baseado somente na entrada de novos distribuidores. Ou se ele era sustentável.

E a Amway conseguiu provar que o modelo era sustentável e não era uma pirâmide. A empresa manteve seu faturamento durante esse período.

Como resultado, a Comissão decidiu que o MMN (Marketing Multinível) era um negócio legítimo e que poderia ser praticado em todos os estados norte-americanos.

Além disso, em 1978, foi fundada a World Federation of Direct Selling Association (WFDSA), a entidade que normatiza esse segmento no mundo. 

Então já vimos como esse modelo de negócios surgiu em 1945. E como ele foi legitimado no mundo em 1978 com  a criação da WFDSA. Mas e no Brasil?

Regulamentação do MMN no Brasil

O Marketing MMN foi criado há 73 anos, e está regularizado em mais de 100 países, porém no Brasil ele só chegou há 27 anos, quando a Amway decidiu expandir para o nosso país.

Embora não tenhamos ainda uma lei que regulamenta o Marketing de Relacionamento no Brasil, foi criada em 1980 uma entidade que regulamenta e normatiza o nosso setor – a ABEVD (Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas).

A ABEVD é associada à WFDSA e adota os mesmos princípios, padrões de legitimidade e código de ética que regulamentam o setor em mais de 60 países.

E o que é pirâmide?

Homem desenhando no quadro negro uma pirâmide.
Homem desenhando no quadro negro uma pirâmide. Fonte: Illustrations by Vecteezy

Como já vimos, o Marketing de Relacionamento, Marketing de Rede ou Marketing Multinível é um formato de comercialização de bens ou serviços onde os ganhos são oriundos da:

  • movimentação dos produtos ou venda dos serviços feita pelo consultor (ou distribuidor);
  • pelo recrutamento de novos consultores (ou distribuidores);
  • pelo mesmo trabalho feito pela equipe do distribuidor (ou consultor).

Em contraste, uma pirâmide financeira, também conhecida como esquema Ponzi, é uma forma fraudulenta de geração de dinheiro para poucos em detrimento de muitos.

Características de uma pirâmide:

  • A empresa geralmente tem curta duração – 2 a 3 anos.;
  • Pode ter produto ou somente uma promessa;
  • Geralmente quando tem produto, o preço do produto é muito maior do que o mesmo produto produzido por outra empresa de semelhante qualidade;
  • E, acima de tudo, os ganhos são provenientes quase que inteiramente de recrutamento de novos membros.

Visto isso, parece ser muito fácil definir quando uma empresa é pirâmide ou não, não é?

Mas não é. Abaixo vou te indicar um checklist para te ajudar a analisar se uma empresa de Marketing de Relacionamento é legítima ou não.

Checklist para analisar uma empresa de Marketing de Relacionamento

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  • Os sócios (e donos) da empresa já participaram de algum esquema de pirâmide?
  • A empresa tem mais de 3 anos de fundação? (Geralmente pirâmides não passam de 3 anos)
  • A empresa tem uma missão, valores e objetivos bem definidos?
  • A empresa tem os produtos que diz que comercializa?
  • A empresa está associada à ABEVD
  • Os produtos da empresa tem valor comercial? Ou o preço de seus produtos é muito maior do que os produtos de outra empresa com a mesma qualidade?
  • Os produtos da empresa tem alguma utilidade e agregam valor as pessoas?
  • O negócio da empresa só se sustenta com a entrada de pessoas? Ou se não entrar ninguém novo a empresa quebra.
  • A empresa solicita um valor alto para a entrada no negócio – Kit de adesão – mas não retornar em produtos ou serviços?

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Por isso, tome muito cuidado ao escolher a sua empresa de Marketing de Relacionamento. Use esse checklist antes de se associar a alguma empresa, e não tenha pressa em tomar a sua decisão. Essas dicas podem lhe salvar de uma grande dor de cabeça. 🙂


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