Neste artigo a indicação para você empreendedor é o livro As 21 Irrefutáveis Leis da Liderança , de John C. MaxWell.
John C. Maxwell nasceu em 1947 e é especialista em liderança. Autor de livros e palestrante consagrado, suas empresas já treinaram mais de milhões de líderes
Este livro é uma obra-prima sobre liderança, ensinando qualquer pessoa a desenvolver suas capacidades de líder através de uma série de técnicas que ele chamou de As 21 Leis Irrefutáveis da Liderança. E o melhor, o livro é baseado na vasta experiência do autor, com relato de suas experiências e como ele aplicou cada uma das 21 leis (que ele mesmo elaborou).
O livro é inspirador e irá mudar a sua percepção do mundo e do relacionamento com as pessoas. Todo mundo, sem exceção, em algum momento da vida precisa liderar – seja em casa com a família, seja no trabalho, seja com amigos.
Vamos ao resumo das 21 Leis Irrefutáveis da Liderança:
1 – A lei do limite
A capacidade de liderança determina o grau de eficácia da pessoa. Quanto maior o impacto que você quer ter, maior precisa ser a sua influência, e o que você realiza é limitado pela sua capacidade de liderar os outros. Então, para você realizar mais, você precisa elevar a sua capacidade de liderança.
2 – A lei da influência
A verdadeira medida da liderança é a influência — nada mais, nada menos. A verdadeira liderança não pode ser concedida, indicada ou atribuída. Ela é fruto unicamente da influência, e isso não pode ser dado. Precisa ser conquistado. A única coisa que um título pode comprar é um pouco de tempo — para aumentar seu grau de influência sobre os outros ou para diminuí-lo.
3 – A lei do processo
A liderança se desenvolve diariamente, não em um dia. Tornar-se líder é muito como investir com sucesso no mercado de ações. Se sua esperança é fazer uma fortuna em um dia, não terá sucesso. Em desenvolvimento de liderança, não há “operadores de curto prazo” para o sucesso. O mais importante é aquilo que, a longo prazo, você faz dia após dia. Líderes são aprendizes.
4 – A lei da navegação
Qualquer um pode conduzir o navio, mas é preciso um líder para estabelecer o rumo. Seguidores precisam de líderes capazes de orientá-los de modo eficaz: quando, em situações de vida ou morte, a necessidade é dolorosamente óbvia, mas, até mesmo, quando as conseqüências não são tão graves, essa necessidade também é grande. A verdade é que quase todos podem conduzir o navio, mas é preciso um líder para estabelecer o curso. Essa é a lei da navegação.
5 – A lei da adição
Líderes agregam valor ao servir aos outros. Em liderança o resultado final não é a que ponto nós chegamos, mas a que ponto nós levamos os outros. A atitude do líder afeta o clima do escritório / local de trabalho. Se você desejar agregar valor ao servir aos outros, será um líder melhor. E seu pessoal consegue mais, desenvolve maior lealdade e tem mais prazer em realizar as coisas do que você poderia imaginar. Este é o poder da lei da adição.
6 – A lei da base sólida
Confiança é o fundamento da liderança. É a coisa mais importante.
É a conexão que mantém unida uma organização. Os líderes não podem, repetidamente, quebrar a confiança das pessoas e continuar a influenciá-las.
7 – A lei do respeito
As pessoas, naturalmente, seguem líderes mais fortes que elas. Todos que entram em contato com uma pessoa e reconhecem sua forte capacidade de liderança se sentem compelidos a segui-la. É assim que a lei do respeito funciona.
Quando as pessoas o respeitam como indivíduo, o admiram. Quando o respeitam como amigo, o amam. Quando o respeitam como líder, o seguem.
8 – A lei da intuição
Líderes avaliam tudo em função da liderança. Os líderes vêem as coisas de uma forma diferente dos outros. Têm a intuição de liderança, e isso determina tudo o que eles fazem, é uma parte inseparável do que eles são. As pessoas são intuitivas nas áreas em que são fortes. O que você é determina o que você vê.
A intuição é fruto de duas coisas: a combinação de habilidade natural, as áreas fortes da pessoa, e habilidades aprendidas. A intuição é bem informada, e isso faz com que as questões de liderança apareçam ao líder de uma forma que não ocorre aos outros. A intuição da liderança é a capacidade do líder ler o que está acontecendo.
9 – A lei do magnetismo
Você é quem você atrai. Aqueles que você atrai não é algo determinado pelo que você quer. É determinado por quem você é. Por isso, se você acha que seu pessoal é negativista, melhor verificar sua atitude, pois as pessoas são atraídas por líderes com valores semelhantes aos seus.
10 – A lei da conexão
Líderes tocam o coração antes de pedir uma mãozinha. Você não consegue colocar as pessoas em ação, a não ser que, antes, as toque com a emoção. dizer isso, mas ainda assim reconheciam que era verdade.
Você cria credibilidade com as pessoas quando se liga a elas e mostra que realmente se interessa e quer ajudá-las. Como resultado, elas normalmente reagem do mesmo jeito e querem ajudar você.
11 – A lei do círculo íntimo
O potencial de um líder é determinado por aqueles mais próximos dele. Quando vemos uma pessoa inacreditavelmente bem dotada, há sempre a tentação de achar que o sucesso foi fruto apenas do talento pessoal. Pensar isso é comprar uma mentira. Ninguém realiza sozinho algum grande feito. Líderes não são bem-sucedidos por si sós.
12 – A lei do fortalecimento
Só líderes seguros dão poder aos outros. Liderar bem não é se enriquecer — é fortalecer os outros. Ao tentar rebaixar alguém, quanto mais baixo você tenta empurrá-lo, mais tem que se curvar para conseguir o seu intento. Enquanto o empurra para baixo, tem que se abaixar. O mesmo acontece na liderança: para manter as pessoas embaixo, você precisa descer com elas. E você, quando faz isso, perde o poder de elevar os outros.
Quando um líder não quer, ou não pode fortalecer os outros, ele cria, na organização, barreiras que os seguidores não conseguem superar. Se as barreiras permanecem por tempo demais, as pessoas desistem e param de tentar, ou partem para outra organização na qual possam maximizar seu potencial.
13 – A lei da imagem
As pessoas fazem o que elas vêem. Grandes líderes parecem sempre incorporar duas qualidades aparentemente incompatíveis. Eles, ao mesmo tempo, são altamente visionários e altamente práticos.
Por que isso fez tanta diferença? Porque as pessoas fazem o que elas vêem. Essa é a lei da imagem. Quando os líderes mostram o caminho com as ações certas, seus seguidores as copiam e têm sucesso.
14 – A lei da aquisição
As pessoas compram o líder, depois a visão. O líder descobre o sonho e, depois, as pessoas. As pessoas descobrem o líder e, depois, o sonho.
Muitas pessoas que lidam com a área de visão de liderança entenderam isso errado. Elas pensam que se a causa for bastante boa, as pessoas, automaticamente, a comprarão e a seguirão.
Mas liderança não funciona desse modo.
As pessoas, de início, não seguem causas merecedoras, mas seguem líderes merecedores que defendem as causas nas quais possam acreditar. As pessoas, primeiro, compram o líder e, depois, a visão do líder. Compreender isso muda toda sua abordagem de como liderar as pessoas.
15 – A lei da vitória
Líderes descobrem uma forma de a equipe vencer.
Você já pensou sobre o que diferencia os líderes que vencem dos que sofrem derrotas? O que é preciso para tornar uma equipe vencedora?
É difícil identificar a qualidade que distingue vencedores de perdedores. Cada situação de liderança é diferente da outra. Cada crise tem seus próprios desafios.
Mas John MaxWell diz que os líderes vitoriosos têm uma coisa em comum: eles nunca estão dispostos a aceitar a derrota. E, para eles, a vitória como uma possível alternativa é inteiramente inaceitável. Como resultado, eles descobrem o que precisa ser feito para conseguir a vitória.
16 – A lei do grande impulso
O impulso é o melhor amigo de um líder. Por que John MaxWell diz que, realmente, o impulso é o melhor amigo de um líder? Porque muitas vezes é a única coisa que faz a diferença entre perder e ganhar. Quando você não tem impulso, mesmo as tarefas mais simples parecem impossíveis.
Pequenos problemas parecem obstáculos insuperáveis. O moral cai. O futuro parece negro. Uma organização sem impulso é como um trem parado. É difícil prosseguir e, até mesmo, pequenos blocos de madeira nos trilhos podem impedir que ele vá para qualquer lugar.
17 – A lei das prioridades
Os líderes entendem que movimentação não é necessariamente realização.Quando estamos ocupados, naturalmente acreditamos que estamos realizando. Mas ocupação não se equipara à produtividade. Atividade não é necessariamente realização. É preciso definir prioridades para ser mais produtivo.
18 – A lei do sacrifício
Um líder precisa abrir mão para progredir. O cerne da boa liderança é o sacrifício. Líderes eficazes sacrificam muito do que é bom para se dedicar ao que é melhor. É colocar os outros acima de si mesmo. É fazer o que é melhor para a equipe.
19 – A lei do momento
Quando liderar é tão importante quanto o que fazer e para onde ir.O momento, muitas vezes, faz a diferença entre o sucesso e o fracasso em uma empreitada.
20 – A lei do crescimento explosivo
Para aumentar o crescimento, lidere os seguidores; para multiplicar, lidere os líderes.
21 – A lei do legado
O valor duradouro de um líder é medido pela sua sucessão, por isso os melhores líderes lideram hoje tendo em mente o amanhã e procuram certificar-se de que investem em líderes que levarão à frente seu legado.
Conclusão
Este livro é a bíblia dos líderes, e tem que ser lido e relido quantas vezes for necessário para o desenvolvimento da verdadeira liderança.
Indicação: Indico este livro para qualquer pessoa que queira realizar mais, seja no trabalho, na sua vida social ou pessoal. Assim como melhorar o ambiente em que vive, ser mais produtiva ou ajudar pessoas a alcançarem os seus objetivos. Bem como pessoas que queiram deixar um legado e melhorar o mundo que vivemos.
E você, já leu este livro? O que achou? Comente aqui embaixo.Além disso, você tem algum livro que gostaria que eu indicasse aqui no Blog? Escreva nos comentários!
Caso tenha feito sentido para você, compartilhe com seus amigos, pois essa informação pode ajudá-los também. Nós vemos no próximo post!