Aqui no meu Blog vou te indicar alguns livros que acho importante para o seu desenvolvimento como Empreendedor. O primeiro é o livro O Poder Do Hábito, de Charles Dhigg.
Esse livro que vou indicar hoje foi a minha indicação de leitura em janeiro/2018 nas minhas redes sociais – aqui está o post no meu Instagram.
Mas, como nas redes sociais o espaço é limitado, e o foco deve ser outro também, resolvi escrever um artigo para cada livro que já indique (foram 4). E, a partir 2019, irei recomendar outros livros que eu julgo importantes para a sua carreira de Empreendedor.
Livro: O poder do Hábito
Autor: Charles Duhigg, jornalista Norte-Americano vencedor do Prêmio Pulitzer em 2013.
Por mais de vinte semanas “O Poder do Hábito” ficou na lista dos livros mais vendidos do The New York Times. Neste livro, o autor fala sobre a importância de conhecer e entender os nossos hábitos, pois a maior parte do tempo são eles que nos controlam – como dirigimos, o que comemos e quando comemos, nossos vícios e o que fazemos logo que acordamos são exemplos de hábitos que fazemos, muitas vezes, de forma automática.
A todo instante estamos sendo bombardeados de informações e estímulos, e o nosso cérebro, para poupar energia, busca sempre uma forma de reduzir o esforço e automatizar o máximo de ações possível. Independente do resultado ser bom ou ruim para nós.
Mas a boa notícia é que podemos mudar os nosso hábitos. Podemos aprender a nos alimentar melhor, fazer exercícios, ser mais produtivo, vencer um vício, ou seja, podemos tomar a rédea da nossa vida e parar de viver no “automático”. Mas para que isso seja possível precisamos entender como o hábito funciona:
Gatilho -> Rotina -> Recompensa
- Gatilho é todo estímulo que nós recebemos e que o nosso cérebro entende que precisa ativar uma rotina;
- Rotina é uma ação física, emocional ou mental que é acionada automaticamente por um gatilho;
- Recompensa é o resultado, o que iremos ganhar pela execução do hábito, e que indica ao nosso cérebro se aquele hábito deve ser registrado ou não.
Mas como podemos mudar um hábito ruim?
Uma das formas é trocando a rotina, desde que ela gere a mesma recompensa.
1º passo: Identificar o hábito – o que queremos modificar? Ou melhorar (sim, podemos incrementar hábitos bons! Parar de fumar? Dormir menos? Estudar mais? Beber menos bebida alcoólica?
2º passo: Perceber que gatilhos disparam este hábito – o que você estava fazendo quando o hábito foi iniciado? É importante anotar tudo, pois muitas vezes o gatilho pode ser difícil de identificarmos. Estresse? Ansiedade? Medo de perder algo? Timidez? Introversão?
3º passo: Saber que recompensas são geradas – o que queremos ganhar, ou esperamos receber, com aquele hábito? A saciedade depois de comer muito? O medo de ficar sem a comida que tanto gosta? Ficar mais extrovertido, mais interessante?
Com essas informações (é sugerido que tudo seja anotado durante alguns dias para ter o máximo de informações possível) é preciso testar novas rotinas, mas mantendo o mesmo gatilho e a mesma recompensa, até que o hábito anterior seja substituído. Isso não acontece de uma hora para outra, é preciso paciência, persistência e muita força de vontade.
Indicação: Eu indico este livro para qualquer pessoa que queira ter controle da sua vida e se desenvolver plenamente. 🙂 Seja um empreendedor ou não, saber como mudar os hábitos ruins e maximizar os bons hábitos é muito importante, não é?
E você, já leu este livro? O que achou? Comente aqui embaixo. Além disso, você tem algum livro que gostaria que eu indicasse aqui no Blog? Escreva nos comentários!
E, caso este artigo tenha feito sentido para você, compartilhe com seus amigos, pois essa informação pode ajudá-los também. Nós vemos no próximo post!