Neste artigo vou falar de algo que eu gosto muito – Ferramentas de Marketing Digital. Como sou de TI, sempre gostei muito da parte técnica do Marketing Digital.

E quando falamos de Ferramentas de Marketing Digital é difícil escolher algumas, pois temos uma infinidade de ferramentas disponíveis. E ferramentas de altíssima qualidade.

Mas, para esse artigo, eu tive que escolher algumas, e dividi as ferramentas por categorias, para facilitar a sua leitura e organização desse artigo.

Em alguns casos eu indico até duas ferramentas que fazem a mesma “tarefa”, mas foi proposital com o intuito de te dar mais opções.

Então vamos lá, aqui vai a listagem das 29 Ferramentas De Marketing Digital Que Todo Empreendedor Deve Conhecer.

Ferramentas de marketing digital
Ferramentas de marketing digital – Vector Art by www.Vecteezy.com

Organização e Planejamento

Vamos começar pela organização e planejamento do seu Empreendimento. Aqui vou listar algumas ferramentas de marketing digital que vão ajudar no seu dia a dia.

1 – Google Drive e Docs

Precisamos armazenar e organizar documentos, apresentações, planilhas, imagens e tantos outros arquivos do nosso negócio e pessoais também.

Mas mais do que organizar, precisamos ter acesso rápido e fácil a todos os documentos da nossa empresa, então a primeira ferramenta que vou te indicar é o Google Drive e Docs:

https://drive.google.com.

Além de sincronizar com todos os seus dispositivos, ele é gratuito. 🙂

2 – MindMeister

Eu gosto muito de mapas mentais, pois me ajudam a pensar e a ser mais criativo. Por exemplo, esse artigo foi feito com base em um mapa mental. Aliás, a maioria dos meus artigos é estruturada primeiro em um mapa mental.

Para criar mapas mentais eu te indico o MindMeister.com. Ela é online e gratuita para até 3 mapas. Tem diversos modelos e é muito fácil de usar e personalizar, e tem app para IOS e Android também.

3 – Evernote

Depois que eu conheci essa ferramenta, eu não a largo mais. Antes eu usava o onedrive da Microsoft, mas vou te dizer que o Evernote é bem mais poderoso.

O Evernote é um organizador de notas, mas você pode criar diversos tipos de documento nele – áudio, documento físico (CPF, identidade etc), você pode compartilhar com qualquer pessoa (para quem tem equipe é ótimo) e tem apps para Android e IOS tb.

4 – ProjectLibre

Eu, como Gerente de Projetos, não poderia deixar de fora dessa lista pelo menos uma ferramenta para você montar um cronograma. 🙂

A minha indicação para isso é o ProjectLibre, ferramenta gratuita muito parecida com o Ms Project.

Essa é a ferramenta que uso para fazer meus planejamentos, inclusive a criação desse Blog, dos artigos (esse inclusive), funil de vendas etc foi feita nela.

5 – MeisterTask

Da mesma empresa do MindMeister, indico para você outra ferramenta de projetos, mas com uma pegada ágil – Meistertask.

Ela é parecida com o Trello, que é a mais popular, porém a minha escolha pela Meistertask é pela integração com a Mindmeister, ou seja, você pode controlar projetos usando mapas mentais. 🙂

Site ou Blog

Quando falamos em Marketing Digital, falamos em Site ou Blog também. Vou listar aqui algumas ferramentas e serviços de marketing digital que você precisa conhecer:

6 – Registro.br

O Registro.br não poderia ficar de fora dessa lista. Para ter um site, primeiro você precisa ter um domínio, e indico que você faça o seu no registro.br, que foi a primeira empresa de registro de domínios do Brasil.

7 – Hospedagem Descomplicada – hospedagem.andrelobo.net.br

Para ter um site ou Blog, depois do seu domínio registrado, você precisará de uma hospedagem. E claro que eu vou indicar a minha. 🙂

Eu criei esse serviço de hospedagem descomplicada pensando em você que não quer ter que aprender como mexer no Cpanel, fazer backup do seu site etc. Você pode deixar isso comigo. 🙂

Vai lá e veja os planos: Hospedagem Descomplicada.

8 – WordPress

Então, agora chegou a hora de você criar o seu Site ou Blog. Você já tem o seu domínio, a sua hospedagem (comigo, é claro 🙂 ) e agora você precisa desenvolver o seu site.

Eu indico que você faça o seu site usando WordPress, que é uma plataforma de CMS (Content Management System), e é a mais usada no mundo.

Se você tiver contratado a minha hospedagem, pode deixar que a instalação eu quem vou fazer. 🙂 Ah, e se você precisar também de uma logo e do desenvolvimento do seu site, veja os meus pacotes de Criação de Site Personalizado ou Criação de Blog de Alta Conversão.

9 – Tema Épico (Blog)

E todo site ou blog em WordPress precisa de um tema. Para a criação do seu Blog de Alta Conversão eu indico o Tema Épico, que é o que eu uso.

Ele facilita demais a criação do Blog, pois já é preparado para isso, com diversas facilidades de pontos de captura. Além de ser muito rápido, totalmente personalizável e responsivo.

Esse é o tema que eu uso no serviço de Criação de Blog de Alta Conversão.

10 – Tema DIVI (qualquer site ou Blog)

Quando eu tinha uma agência de Marketing Digital, em 2016, foi esse tema que eu comprei para desenvolver os sites dos clientes.

Ele é muito versátil, e você pode construir absolutamente qualquer site com ele. E ele está melhor ainda, pois agora existem diversos templates que você pode baixar para acelerar ainda mais a construção do seu site.

11 – OptimizePress

Falando em Marketing Digital, Sites ou Blogs, falamos também em Funil de Vendas (escrevi um artigo sobre isso). E eu não poderia de incluir nessa lista o OptimizePress.

Ele é, simplesmente, a melhor ferramenta para criação de páginas de capturas, vendas etc que existe no mercado, e é a que eu uso para criar os meus Funis de Vendas e páginas de Serviços.

Automação e Comunicação

Comunicação deve ser o foco do Empreendedor que quer utilizar o Marketing Digital no seu negócio, e te indico algumas ferramentas que eu uso no meu dia a dia.

12 – Leadlovers

Vou começar por uma ferramenta de automação de marketing, o Leadlovers. Eu escrevi um artigo sobre ele – Leadlovers: O que é E Por Que Você Deve Usar no Seu Negócio.

Para mim é a melhor ferramenta de automação e email marketing hoje em dia, devido à sua facilidade de uso e opções disponíveis.

13 – G Suite – Email Profissional do Google

Hoje em dia em qualquer hospedagem você pode também criar muitas contas de email. Porém combinar o poder do Google com o seu domínio próprio é bom demais. 🙂

E, se você tem uma equipe, o G Suite fica mais poderoso ainda, pois você pode compartilhar dados de forma segura e configurar o que cada integrante da sua equipe pode fazer.

14 – Thunderbird

Como falei na introdução desse artigo eu, por ser de TI, adoro ferramentas. E não gosto muito de acessar email via webmail… Por depois de buscar bastante eu defini o Thurderbird com a minha ferramenta de email.

Ele suporta múltiplas contas e é bem fácil de usar, além de ser gratuito.

Anúncios

Falando em ferramentas de Marketing Digital eu não poderia deixar de citar algumas de anúncio.

Caso você esteja procurando alguém para gerenciar suas campanhas nas redes sociais e no Google Ads, veja aqui o meu serviço de Gestão de Anúncios.

Então vamos lá:

15 – Facebook Ads – Business Manager

O gerenciador de negócios do Facebook – Business Manager – é a sua central de negócios do Facebook e Instagram. Então, caso você queria anunciar nessas duas redes sociais, te sugiro criar pelo menos uma conta no Business Manager.

Dentro do Business Manager você criará as suas contas de anúncios, Pixels do Facebook, definirá as suas formas de pagamento, criará seus públicos-alvo e também os seus anúncios. Para isso, você precisa ter um perfil pessoal e uma página no Facebook.

16 – Google Ads

O gerenciador de anúncios do Google mudou de nome – passou de Google Adwords para Google Ads.

Então, se você quer criar anúncios para o maior buscador do mundo, esse é o seu lugar.

Uma das grandes vantagens em anunciar no Google é que as pessoas estão mais propensas a comprar quando buscam por um produto ou serviço no Google.

17 – Facebook Ads Library

Esse é um novo “serviço” do Facebook disponibilizado neste ano (2019). Depois de tantas críticas e escândalos de privacidade, o Facebook implementou uma funcionalidade que permite buscar por anúncios ativos ou inativos.

Imagens

Também não poderia fica fora dessa lista indicações de sites com imagens. Vamos lá:

18 – Vectzy (Gratuita)

Esse é o site de imagens (vetores, não são fotos) que eu mais tenho usado. Você pode usá-lo gratuitamente, mas para isso precisará atribuir a foto ao autor (como eu faço no meu Blog).

19 – Freepik (Gratuita)

Outra excelente opção gratuita, tanto com vetores quanto como fotos. É a mesma coisa do Vectzy, para usar gratuitamente é preciso fazer atribuição ao autor.

20 – Deposit Photos (paga)

Para fotos pagas, eu recomendo o Deposit Photos. As fotos são lindas e o custo benefício é muito bom.

21 – TinyPNG (Gratuita)

Hoje em dia a velocidade do site é muito importante para o ranqueamento no Google. E uma forma de fazer isso é otimizar a foto, e o TinyPNG faz isso gratuitamente.

22 – Pixlr.com (Gratuita)

E que tal um bom editor de imagens, gratuito, com boas ferramentas e totalmente Web? É isso que o Pixlr.com é. Precisa fazer um corte na imagem, diminuir suas dimensões, incluir um texto? Ele faz tudo isso e um pouco mais :).

23 – Crello (Gratuita)

Você também não é muito bom em design? Eu sou péssimo rs… Então, para criar posts para mídias sociais, banners e etc eu uso o Crello. A ferramenta já tem as dimensões das principais redes sociais e de outros tipos de mídia também.

24 – Book Cover Maker

Você quer vender ou usar um Ebook como isca digital? Você sabe que o conteúdo do Ebook é fundamental, né? Mas a capa também é muito importante, é o primeiro contato que terão com o seu Ebook. E no Book Cover Maker você conseguirá criar capas 2D e 3D, com opções gratuitas também.

SEO

Você já ouvi falar em SEO? Em breve vou escrever um artigo sobre isso.

SEO significa Search Engine Optimization, ou Otimização para os Buscadores. Geralmente focamos no Google, então vou te passar algumas ferramentas que vão te ajudar:

25 – Google Search Console

O seu site tem que estar linkado com o Google Search Console. Nele você irá enviar o seu sitemap, para indexar as suas páginas, acompanhar como está a indexação do seu site pelo Google, que palavras-chave você está ranqueando, como você está nas pequisas do Google e muito mais informação.

Você precisa usar o Google Search Console.

26 – Google Keyword Planner

A melhor estratégia para tráfego orgânico é sem dúvida o Marketing de Conteúdo. E, para saber o que a sua persona está buscando na Internet, você precisa aprender a usar o Google Keyword Planner. Inclusive para fazer anúncios pagos.

Qual a importância dessa ferramenta? Se você vai produzir conteúdo, você precisa criar uma pauta de conteúdo baseada nas palavras-chave do seu nicho que são mais buscadas pela sua persona, e será aqui que o Google Keyword Planner te ajudará.

27 – UberSuggest

Essa é uma dica de ouro. 🙂 Você já ouviu falar no Nelil Patel? Ele é um dos maiores especialistas em Marketing Digital do mundo.

E ele criou uma ferramenta gratuita para te ajudar com o SEO – a Ubersuggest.

Essa ferramenta vai analisar o seu site, te sugerir palavras-chave, sugerir conteúdo, backlinks e muito mais. E você pode analisar a sua concorrência também…

Análise

Bom, a Internet é muito boa pois temos dados e estatísticas para medir e nos guiar. E eu não poderia deixar de te indicar duas ferramentas de marketing digital para isso:

28 – Google Analytics

Essa deve ser a principal ferramenta de análise do seu site. Você precisa linkar o seu site o Search Console e ao Analytics.

Aqui você verá como o seu site está performando em relação ao número de visitas, tempo médio que os visitantes ficam no seu site, páginas mais acessadas, de onde vem o tráfego (direto, busca do google, mídias sociais etc), quantas pessoas estão no seu site em tempo real e muito mais – idade, localização geográfica, idioma…

É muita informação. Mas é com essa ferramenta que você vai entender quem navega no seu site e o que está sendo mais acessado. Você tem que usá-la.

29 – Woopra

Finalizando a lista, uma ferramenta não muito conhecida…

O Woopra é outra ferramenta analítica que consegue, se bem configurada, identificar o seu usuário… Isso mesmo. Ela é uma ferramenta analítica que mapeia a jornada do seu visitante e, caso ele preencha um formulário com o email dele, essa ferramenta vai buscar informações sobre ele.

E muito mais. É bem interessante. Ela é gratuita para uma determinada quantidade de ações (actions), mas para pequenos empreendimentos você pode usar a versão gratuita.


E aí, gostou do artigo? Você conhecia todas essas ferramentas de marketing digital?? Espero que eu tenha te ajudado e que essa lista seja realmente útil a você.

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