Você já deve ter visto na sua Página do Facebook o botão Impulsionar (figura abaixo). Ele só está disponível para publicações de páginas e aparece em todas as publicações, desde que você seja administrador. Na imagem abaixo, o Facebook sugeriu logo no início da página que eu impulsionasse por R$ 75,00 a minha última publicação.
Mas será que vale a pena Impulsionar uma publicação no Facebook? Vamos entender o que é o botão Impulsionar primeiro.
O que é o Botão Impulsionar?
Para entendermos a necessidade de impulsionar uma postagem, primeiro precisamos entender como funciona o algoritmo do Facebook.
Quando você publica algo na sua página, o Facebook entrega somente para 1% do total de pessoas que curtiram a sua página. Isso mesmo, 1% vai receber organicamente o seu conteúdo. Vamos fazer uma conta?
Uma página com 79.000 curtidas (pessoas), vai ter um alcance médio de 790 pessoas para cada publicação… Por isso você vê várias publicações em páginas grandes (mais de 30.000 pessoas) com pouquíssimos likes.
Existem dois motivos para isso:
1 – O Facebook prioriza o seu relacionamento mais próximo no seu feed de notícias.
Quantas pessoas você tem no seu Facebook? Centenas, né? E quantas páginas você já curtiu?
Imagine que cada pessoa do seu Facebook post um artigo ao mesmo tempo. E que as páginas que você curtiu façam o mesmo. Você teria muitas centenas de texto, imagens e vídeos para ver… Então o Facebook precisa priorizar o que será mostrado para você.
E ele prioriza as pessoas em detrimento das páginas. Sempre. Por isso você vê mais posts de familiares do que de páginas que você segue.
E ele prioriza as pessoas e páginas que você mais se interessa – o Facebook usa para isso o que chamamos de engajamento. Mas isso é assunto para um outro artigo.
2 – O Facebook não é uma empresa sem fins lucrativos – ele precisa faturar
Isso mesmo. O Facebook é de graça para usarmos, mas a maior fonte de renda dele vem dos anúncios. Assim como o Google.
Então se ele mostrasse muito as publicações das páginas, que geralmente são empresas, ele diminuiria o seu lucro.
E aí chegamos ao 1% de entrega de conteúdo de páginas. Nos últimos anos o Facebook tem diminuído a entrega de conteúdo de páginas, que já foi mais de 10% alguns anos atrás.
Então, o botão Impulsionar é uma forma do Facebook te lembrar disso, e facilitar o seu caminho para alcançar mais pessoas na sua publicação, mas pagando para isso.
Porque você precisa aprender como Impulsionar No Facebook
As mídias sociais são uma grande fonte de renda para muitas empresas. É mais um canal de comunicação, branding e vendas. E é investido muito dinheiro e tempo na criação de conteúdo e relacionamento com os fãs.
Você investiu tempo na construção da sua Pauta de Conteúdo, escolher uma palavra-chave e fez um título impactante, comprou uma imagem bacana e escreveu um texto melhor ainda ou gravou um vídeo. E postou no Facebook. E só 10 pessoas viram…
Você gastou tempo e dinheiro, e não teve resultado. Sim, você gastou tempo e dinheiro…
De que adianta você criar um post lindo, maravilhoso, criativo e chamativo, se o seu potencial cliente não o recebe? É jogar seu tempo e dinheiro fora. É frustrante. E aposto que está acontecendo com você. Acontece com muita gente ainda…
Esses são os motivos para você impulsionar os seus posts. Para que as pessoas vejam o seu trabalho. Para que você consiga criar relacionamento com seus clientes e futuros clientes.
Vamos lá.
Como Impulsionar no Facebook em 5 simples passos
Agora que você sabe a importância em Impulsionar os seus Posts no Facebook, vou te mostrar como você fará isso.
1 – Escolha a publicação da sua Página que você quer Impulsionar
Nem toda publicação da sua página você precisa impulsionar. Não tenho aqui como te falar qual você deverá Impulsionar e qual não deverá, pois isso depende do seu planejamento de marketing.
Então escolha uma publicação na sua página que você queira que chegue a mais pessoas, e clique no botão azul Impulsionar publicação.
2 – Escolha o objetivo do Impulsionamento
Dependendo do seu post o Facebook vai te oferecer objetivos distintos, dentre eles:
- Fazer mais pessoas reagirem, comentarem e compartilharem;
- Alcançar pessoas com probabilidade de comprar de você e acompanhar as vendas;
- Conectar-se e conversar com clientes em potencial;
- Enviar pessoas para o seu site.
Cada objetivo vai ser tratado de uma forma pelo Facebook, então escolha exatamente o que você precisa. Isso é importante para o Facebook saber como procurar e para quem entregar o seu conteúdo.
Obs.: Como o Facebook muda constantemente, pode ser que ele pare de exibir os objetivos ou remova ou acrescente outros.
3 – Defina o seu público-alvo
Se você já fez algum anúncio antes no Facebook, você poderá selecionar um público-alvo previamente definido. Mas o Facebook também vai te indicar outras opções.
Essa opção é fundamental para o sucesso do seu Impulsionamento (que é uma forma mais simplificada do Facebook Ads). Eu indico que você use um público que você tenha criado ou, caso contrário, crie um novo. Não use o que o Facebook te indica.
4 – Defina o seu orçamento e a duração do Impulsionamento
Como eu te disse, o Impulsionamento é um anúncio no Facebook, e é pago. Aqui você precisará definir quanto quer gastar no total e a duração em dias ou data final do Impulsionamento.
Se é a primeira vez que você está fazendo isso, comece com valores mais baixos. Essa é a minha indicação para você.
5 – Rastreamento e Forma de Pagamento
Se você tiver um pixel criado, basta selecioná-lo agora. O Pixel é uma ferramenta do Facebook para criar público-alvo para você, fazer remarketing e calcular conversões. Essa é uma forma bem reduzida de explicar o que é um pixel, que é assunto para outro artigo.
Forma de Pagamento: se você já tiver feito anúncios antes, o Facebook irá te mostrar as contas de anúncio que você tem (caso contrário, depois de criar o Impulsionamento o Facebook irá te direcionar para a configuração de uma.)
Pronto. Basta agora clicar no botão azul Impulsionar e o seu anúncio será criado. O Facebook irá te mostrar no post informações do andamento do Impulsionamento.
Alerta – algumas considerações finais
Embora tenha melhorado muito, o Impulsionamento de publicações do Facebook não é muito bem visto por algumas pessoas.
Alguns dizem que ele é uma máquina de gastar dinheiro sem ser muito efetivo.
Eu não tenho métricas para te afirmar com certeza se é ou não, porém eu indico que você use o Gerenciador de Anúncios do Facebook . Lá você tem muito mais controle dos seus anúncios do que pelo botão Impulsionar.
Porém, se você quiser somente aumentar o alcance dos seus posts, o botão Impulsionar vai te atender.
Novidade: Vídeo no Youtube sobre Como Impulsionar no Facebook:
E aí, gostou do artigo? Você já tinha Impulsionado uma publicação antes? Caso contrário, espero que eu tenha te ajudado a aprender Como Impulsionar no Facebook, e que isso seja realmente útil a você.
Comente aqui a sua opinião, o que você achou deste artigo. Caso tenha feito sentido para você, compartilhe com seus amigos, pois essa informação pode ajudá-los também. Nos vemos no próximo post!
Entendi o funcionamento! Não fiz nenhuma campanha ou impulsionamento no Facebook, mas, já começo a me interessar em fazer isso. Obrigado André!
Olá Sandro. Que bom que esse artigo te ajudou. Se você quer mesmo alcançar mais pessoas e divulgar o seu trabalho, é preciso fazer anúncios. E impulsionar pode suas publicações pode te ajudar nisso. Um grande abraço!
Gostei bastante do artigo André, eu já tive experiência de impulsionar uma publicação e gostei do resultado, tive bastante interação com o post. Dá próxima X, usarei o gerenciador de anúncios.
Olá Vanessa, obrigado pelo seu depoimento. 🙂
Eu sempre aconselho o Gerenciador de Anúncios, pois lá você tem todo o controle.
Muito bom seu artigo da pra tirar as dúvidas de muita gente, exclusivamente a minha.
Que bom Cleide, pois esse é o intuito. Conte comigo. 🙂