Todo empreendedor, independente do tipo e tamanho do negócio, deveria saber como fazer um plano de negócios. É necessário existir organização e pelo menos um pouco de formalização no seu negócio, caso contrário você não o tratará como deveria. E a possibilidade de fracasso será muito maior.
O plano de negócios é a mínima formalização que o seu empreendimento precisa, pois ele serve para organizar e retirar os pensamentos da sua cabeça, além de ser uma ótima ferramenta para discutir o seu negócio com outros. E até conseguir um sócio ou aquele investimento tão desejado.
Um conceito muito bacana é do livro A Startup Enxuta, de Eric Ries, onde ele fala que o seu negócio tem que poder ser testado e validado rapidamente, e com feedback contínuo. Os empreendimentos têm que ser ágeis (ainda mais no na Internet), e isso um plano de negócios, como vou te ensinar, irá te proporcionar. Você precisa ter (como fala um amigo meu) a “Big Picture” do seu negócio rapidamente.
Modelo de Negócios para Empreendimentos Digitais
Com isso em mente eu criei o Modelo de Negócios para Empreendimentos Digitais, baseado no Modelo de Negócios Canvas e no documento Canvas NOS, do Bruno Pinheiro (um dos meus mentores no Marketing Digital). Eu peguei o melhor dos dois e criei um documento para ser o seu Plano de Negócios Descomplicado, pois ele é visual e menos pesado do que um Plano de Negócios Tradicional.
Neste artigo eu vou te explicar cada parte do M.N.E.D (Modelo de Negócios para Empreendimentos Digitais) para que você possa montá-lo de forma descomplicada. Mas é fundamental ressaltar que um plano de negócios (independente do modelo que você queira usar) não pode ficar congelado, estático. Ele tem que ser acompanhado e replanejado quando necessário, para que não atrapalhe a realização do seu negócio. Vou explicar isso mais adiante neste artigo. Continue comigo, e no final vou te indicar o link para baixar o seu arquivo do M.N.E.D.
O que é um Plano de Negócios
Plano de Negócios é um documento que deve conter os aspectos mais importantes do seu empreendimento e organizar as suas ideias. É um planejamento, que precisa ter dados vitais do seu negócio, objetivos e como alcançá-los.
O que você quer realizar com o seu empreendimento? Quais as suas metas principais de curto, médio e longo prazo? Quais são os seus serviços ou produtos? Você terá parceiros? Quais os custos principais do seu negócio? Como você vai se relacionar com o seu cliente? Quem é o seu cliente? Como o seu cliente vai te achar?
Estas são algumas das respostas que o seu Plano de Negócios deve responder. Consegue perceber o poder de um Plano de Negócios bem feito? 🙂 Visualizou por que você precisa aprender como fazer um plano de negócios?
O seu Plano de Negócios, se bem montado, irá diminuir os riscos do seu negócio e também as incertezas dos envolvidos – você, seus sócios, investidores…
Por que o seu empreendimento precisa de um Plano de Negócios?
“Mas André, o meu negócio está começando, é pequeno ainda. Por que eu preciso de um Plano de Negócios?”
Você pode estar se fazendo esta pergunta, ou estar com essa dúvida na sua cabeça. A sua empresa pode ser só você, como é o meu caso e o de muitos empreendedores digitais. Bem-vindo à Euquipe!
Mesmo assim você precisa organizar o seu negócio. Eu não sei se você está dedicado full-time ao seu empreendimento ou se você empreende nas horas vagas. Caso você seja muito ocupado, praticamente sem tempo para tocar o seu negócio, pode parecer que isso é uma perda de tempo. Mas não é. Eu explico neste artigo – Como empreender mesmo que você não tenha tempo – que você precisa se organizar ainda mais se você tem pouco tempo.
Então, te respondendo, sim, você precisa montar o seu plano de negócios. Pode ser que você não queira fazer esse documento, é uma opção sua. Mas a minha intenção aqui é te ajudar a empreender da melhor forma possível, por isso eu me dedico para criar o melhor conteúdo que eu puder. E te tirar da zona de conforto. 😉
Como fazer um Plano de Negócios
Agora vou te explicar como preencher o M.N.E.D – Modelo de Negócios para Empreendimentos Digitais, que foi baseado no Canvas, mas com adições minhas. Vou passar por cada parte da planilha, que você pode baixar no final desse artigo.
1 – Visão Geral
Aqui vamos definir as principais informações do seu negócio. Vamos tirar tudo da sua cabeça e colocar nesse modelo de negócios.
1.1 – Qual o nome da sua empresa?
Esse campo pode parecer um pouco óbvio, mas muitos empreendedores no início podem não pensar na sua marca. A minha é André Lobo, embora a minha empresa se chame AB & BC Consultoria e Informatica. Muitos empreendedores digitais começam a jornada sem uma empresa formal, então coloque aqui a sua marca.
1.2 – Data de Início
Aqui você vai informar a data de início do seu negócio, que pode não ser a mesma da sua empresa.
1.3 – Nicho
Qual o nicho da sua empresa? Que problema você irá solucionar?
Ex.: Descomplicar a adoção de ferramentas tecnológicas na terceira idade.
1.4 – Missão
Qual a missão do seu negócio? O que ele vai agregar de valor na vida das pessoas?
Ex.: A minha missão é transformar a vida das pessoas, ensinando que elas podem construir a sua liberdade através do Empreendedorismo Digital. Formar uma comunidade, onde as pessoas irão aprender sobre Negócios, Empreendedorismo Digital e Internet Marketing.
1.5 – Visão
Como estará o seu negócio daqui a 5 anos? O que pretende alcançar? A visão é fundamental para que você não “se perca” no caminho. Vão surgir oportunidades e podem ocorrer pequenos desvios do seu plano inicial, então a Visão servirá para te mostrar o caminho que você deve seguir.
Ex.: Ser um TOP afiliado e Produtor e uma referência na Indústria do Empreendedorismo Digital formando bons líderes, amigos e empreendedores de sucesso e com resultado expressivo.
1.6 – Valores
Quais são os valores que permeiam e definem o seu empreendimento?
Ex.: Inovação, Ética, Liderança, Adaptação, Colaboração, Gestão, Resultado e Respeito à Todos.
1.7 – Canais de Comunicação
Aqui você informará como as pessoas irão te achar e também como você irá contatá-las.
Ex.: Blog, Página no Facebook, Perfil comercial no Instagram, Canal no Youtube, Email Marketing, SAC.
1.8 – Relacionamento com Cliente
Nessa parte você listarás as suas estratégias para conquistar novos clientes, engajar e criar relacionamento e transformar essa relação em vendas.
Ex.: Blog com conteúdo para engajar, Bônus para converter leads em clientes, garantia incondicional de 7 dias, Emails com novidades.
1.9 – Principais Parcerias
Liste aqui se você pretende fazer parceria com alguém ( excluindo seus funcionários ) ou alguma empresa ou segmento, incluindo fornecedores importantes.
Ex.: Youtubers, Empresa de Logística, Google.
1.10 – Segmentos de Clientes
Nesta área você listará quais os segmentos de clientes que são o alvo do seu negócio.
Ex.: Consultores de TI insatisfeitos, Aposentados que buscam uma nova fonte de renda.
1.11 – Custos do Empreendimento
Faça aqui o seu planejamento de custo.
Ex.: Estrutura Web – Domínio – R$ 40,00 / ano | Hospedagem – R$ 35,00 / mês | Email Marketing – R$ 154,00 / mês.
2 – Metas
Agora vamos falar das suas metas, outra parte muito importante do planejamento do seu empreendimento.
Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve.
Lewis Carroll – Alice no país das maravilhas.
Essa frase resume tudo. Se você não tem metas, não sabe para onde quer ir, então qualquer resultado da sua empresa está bom. Está certo isso? Não né. Então agora você vai definir suas metas iniciais.
Existem 4 tipos de meta aqui:
- Curto Prazo – até 3 meses;
- Médio Prazo – até 6 meses;
- Longo Prazo – até 12 meses;
- Longo Prazo – até 24 meses.
Em cada área você vai listar suas 3 principais metas. Utilize, para isso, a meta S.M.A.R.T.
Ex.: Construir o blog até o dia <data> | Finalizar <valor>% de <atividade> até o dia <data> |
Faturar R$ <valor> por mês até o dia <data> | Obter conversão na página de vendas de <valor>% até o dia <data>.
Pense em suas metas financeiras – toda empresa precisa lucrar, metas de trabalho – quantos clientes você quer ter em x meses, quantos alunos você quer conquistar em até y meses, quantos produtos você quer desenvolver até a data tal.
Lembre-se de acompanhar as suas metas e fazer o replanejamento necessário.
3 – Produtos / Serviços
Parabéns! Seu Plano de Negócios está quase completo. Você já fez o detalhamento do seu negócio, estipulou suas principais metas até 24 meses e agora você vai tirar da sua cabeça os seus produtos ou serviços.
Esta aba é para apenas um produto ou serviço, então você precisará duplicá-la caso o seu empreendimento tenha mais de um.
3.1 – Nome do Produto ou Serviço e Data de Início
Esses campos são bem autoexplicativos. 🙂 A Data de início pode ser preenchida com a data de criação do plano ou a data de comercialização do produto ou serviço.
3.1 – Descrição do Produto ou Serviço
Aqui detalhe bem o que é o seu produto ou serviço:
- É um curso para ensinar alguma ferramenta?
- É um ebook?
- É uma consultoria de que?
Ex.: O meu serviço de criação de Blog de Alta Conversão foi criado pensando nas pessoas que não têm tempo ou conhecimento técnico, e que preferem focar sua energia em outras áreas do seu negócio – estratégia, publicidade etc. Irei entregar o Blog com SEO trabalhado, 1º funil de captura, 10 artigos com 2000 palavras e pronto para o lançamento.
3.2 – Benefícios do Produto ou Serviço
Detalhe aqui quais os benefícios que o seu Produto ou Serviço entregará aos seus clientes. Que problemas ele irá resolver? Você pode usar uma lista.
Ex.: O meu serviço de criação de Blog de Alta Conversão tirará do meu cliente a necessidade de aprender algo que ele não quer e irá lhe poupar muito tempo. Itens entregues:
- SEO trabalhado;
- 1 Ebook;
- 10 artigos de 2000 palavras cada;
- Logo feito por uma profissional de designer;
- Principais plugins gratuitos instalados e configurados;
- Tema Épico;
- <Demais características>.
3.3 – Formato de Entrega
Nesta parte você definirá como seu produto será entregue. Vai ser em uma área de membros? Será entregue por email? Será uma reunião por skype? Será presencial?
3.4 – Bônus
Esta parte é opcional, pois você pode oferecer ou não bônus para os seus clientes. Caso você tenha, liste-os aqui.
3.5 – Suporte oferecido
Defina aqui como você oferecerá suporte para o seu serviço ou produto. Será por email (precisa criar um?)? Plataforma de ticket (zendesk)? WhatsApp?
3.6 – Faixa de preço inicial e Faixa de preço desejada
Essa é uma informação muito importante do seu produto / serviço, a faixa de preço. Produtos até R$ 100,00 são bem mais fáceis de vender, por exemplo, do que produtos de R$ 1.000,00. Defina aqui a faixa de preço que você irá comercializar no início e a faixa de preço que você acha a ideal.
Ufa, terminou!
Parabéns! Você aprendeu como fazer o seu plano de negócios. Com o seu empreendimento formalizado, você verá que terá mais clareza e isso irá potencializar a realização das suas metas.
E agora você pode relaxar que o seu negócio vai andar conforme o planejado, né?
Errado… Por incrível que pareça muitos acham que basta planejar que tudo vai acontecer, mas está longe de ser verdade. Agora que começa o trabalho!
Executar, Acompanhar e Revisar o seu Plano de Negócios
Você precisará constantemente avaliar o seu plano de negócios e adequá-lo à sua realidade. Ele não é um documento “congelado”, ele é dinâmico. A única coisa que sabemos que irá acontecer depois de planejar é:
Existirão mudanças. E você precisa estar preparado para elas.
Então crie o hábito de fazer a validação constante do seu plano de negócios. Veja aqui neste artigo como você pode criar uma rotina de trabalho. Isso vai ser fundamental para o seu sucesso.
Como eu prometi, clique aqui para baixar Modelo de Negócios para Empreendimentos Digitais.
E aí, gostou do artigo? Espero que eu tenha te ajudado a entender a importância de um Plano de Negócios e te explicado como montar um.
Comente aqui a sua opinião, o que você achou deste artigo. Caso tenha feito sentido para você, compartilhe com seus amigos, pois essa informação pode ajudá-los também. Nos vemos no próximo post!
Arrasou 👋👋👋. Conteúdo top, vai me ajudar muito. Obrigada!
Obrigado Ahélia. Que bom que gostou 🙂
Arrasou 👋👋👋. Conteúdo top, vai me ajudar muito. Obrigada!
🙂
Caramba, que artigo incrível com certeza esse modelo que você ensinou vai me ajudar muito.
Obrigado Franciane! 🙂 Que bom que gostou 🙂