Para um empreendedor digital é fundamental entender o que é um nicho de mercado, pois esta é uma das primeiras decisões que ele tem que tomar. E você, Empreendedor Digital, precisará tomar essa decisão.
Eu te falei um pouco sobre isso no artigo Como Ser Um Afiliado: Guia Simples e Direto, porém eu decidi escrever uma série de artigos para tratar, em mais detalhes, cada um dos 14 itens do Guia.
E vou começar com esse, sobre Nicho de Mercado.
Além de ser uma escolha fundamental que vai nortear o seu trabalho, escolher um nicho de mercado rentável também é uma das mais difíceis para quem está iniciando.
Então, se você tem dúvidas em como fazer essa escolha, fique comigo neste artigo que vou te explicar e mostrar como fazer.
Mas o que é um nicho de mercado
Nicho é uma fatia de um mercado. Ou seja, é um grupo menor de pessoas (mais específico) dentro de um mercado. É um conjunto de pessoas com problemas ou necessidades em comum. Quanto mais específico, melhor.
Se lembra no colégio quando o professor te ensinou sobre conjuntos? Pois é, se você se lembrar da matéria vai ficar mais fácil de compreender. 🙂
Imagine um conjunto com todas as pessoas do mundo. Você conseguiria recomendar produtos (marketing de afiliado) para todo mundo? Eu não conseguiria. Muito menos alcançar todas essas pessoas. Seria um dinheirão, não é?
Eu sei que exagerei, mas foi para já te mostrar a necessidade de segmentar o mercado (vou falar isso mais abaixo no artigo).
Vamos ser um pouco mais específicos.
Vamos supor que você queira recomendar cursos de informática para pessoas que morem no Brasil. Você já especificou bastante com relação ao conjunto de todas as pessoas do mundo, concorda? Então isso seria um nicho, se considerarmos que o conjunto de todas as pessoas do mundo é um mercado (isso foi só para conceituar).
E essa é a ideia de nicho. É um subconjunto de um mercado. E você pode ser tão específico quanto achar necessário.
Conceito de super nicho
O conceito de Super Nicho é bem interessante. Vamos pegar o mercado de Saúde -> Emagrecimento como exemplo.
Um nicho deste mercado poderia ser: Emagrecimento para mulheres. Um Super Nicho poderia ser Emagrecimento para mulheres que acabaram de ter filhos.
É importante frisar que não existe uma regra específica sobre o que é ou não um nicho de mercado ou um super nicho. Você pode encontrar informações diferentes dependendo do autor.
Qual a importância em identificar bem o seu nicho de mercado?
Como eu te falei mais acima, o nicho de mercado que você escolher para o seu empreendimento digital via nortear o seu trabalho.
Então invista tempo e esforço para identificar o melhor nicho para você.
Para clarear um pouco mais o seu pensamento, abaixo estão 4 benefícios que você terá ao identificar bem seu nicho de mercado.
1 – Facilitar a criação da sua autoridade
Você já ouviu falar em Autoridade na Internet? E falei um pouco sobre isso no artigo O que é Marketing de Conteúdo e Como Ele Vai te Ajudar a Vender Mais.
Quando você as pessoas te enxergam como autoridade em um determinado assunto, elas vão começar a te seguir. A consumir o seu conteúdo. E é muito mais fácil que elas comprem algo de você.
E é fácil entender isso. Você respeita mais a opinião de quem? Alguém que você nunca ouviu falar ou de um especialista renomado?
De um especialista renomado, concorda?
Então, podemos dizer que uma autoridade em algum assunto na Internet é um especialista.
“Mas André, o que isso tem a ver com o nicho de mercado?” você pode estar se perguntando…
Se você escolher um nicho onde você tenha muito conhecimento, pode ser até um nicho onde você já seja conhecido, você criará a sua autoridade muito mais rápido do que em um nicho que você não conheça.
Um exemplo. Você compraria um curso de culinária de uma chef famosa ou de uma pessoa que você não conhece? Pode até ser que a pessoa que você não conhece cozinhe muito melhor do que a chefe famosa, mas ela não é uma autoridade no assunto para você.
2 – Facilitar a definição da sua persona
Persona, ou Avatar, é a definição do seu cliente ideal. No próximo artigo eu vou falar em detalhes sobre como você vai definir a sua Persona.
Quando você define bem o seu nicho de mercado, é mais fácil você definir a sua persona, ainda mais se você usar um Super Nicho.
Se lembra da definição de nicho? É um conjunto de pessoas com problemas ou necessidades em comum.
Bom, se o nicho é um conjunto de pessoas, a sua Persona está dentro do seu nicho. E, quanto mais claro for o seu nicho para você, mais fácil e melhor será a sua definição de persona ou avatar.
Aumentar a qualidade do tráfego para o seu site
Quando falamos de um Empreendimento Digital não podemos deixar de falar em tráfego. Sem tráfego não há negócio.
Se quiser saber um pouco mais sobre tráfego, eu falei nesse artigo O que é Marketing de Conteúdo e Como Ele Vai te Ajudar a Vender Mais.
Quando você tem bem definido o nicho de mercado do seu negócio, você restringe o seu público-alvo.
Você sabe exatamente o que ele precisa.
E ele vai perceber mais rápido, com a criação de autoridade, que você tem a solução que ele busca.
Com isso você terá um público muito mais engajado e de maior qualidade.
Diminuir os custos com tráfego pago
Aproveitando o que falei acima. Com um nicho de mercado bem definido você tem um público mais restrito.
Você sabe as dores dele. O que ele busca. O que ele precisa.
Porém, se você não tiver um nicho bem definido, você não conhecerá bem o seu público.
E como você vai fazer um anúncio?
Vamos supor que o nicho A seja um nicho mais genérico, menos específico, por isso tem mais pessoas.
Em contrapartida o nicho B é um nicho mais específico, melhor definido. Logo, tem menos pessoas.
Se você fizer um anúncio para o nicho A, você vai gastar mais dinheiro para achar o seu púbico-alvo, pois ele é somente uma parte de A.
Agora, se você fizer um anúncio para o nicho B, você gastará menos dinheiro para achar o seu público-alvo, além de saber melhor as dores e sonhos dele.
Por isso um nicho de mercado bem definido vai diminuir os seus custos com tráfego pago.
Tipos de nicho de mercado – As 4 segmentações
Agora que você já aprendeu o que é um nicho de mercado e por que você precisa definir bem o nicho do seu negócio, vou te explicar as 4 segmentações de mercado – ou tipos de nicho. Vamos lá:
1ª – Segmentação geográfica
Esta segmentação é baseada na localização do empreendimento – País, estado, cidade, bairro, região.
É importante frisar que deve-se fazer um estudo dos concorrentes que ocupam a localidade desejada. E, também, levar em consideração as caraterísticas da população.
Obs.: Provavelmente você não usará esse tipo de nicho, pois o seu negócio é digital.
Exemplos de Segmentação geográfica:
- Imobiliária -> Imobiliária que atende somente na Barra da Tijuca;
- Empresa de Logística -> Empresa de logística que entrega somente na zona oeste do Rio de Janeiro.
2ª – Segmentação demográfica
Esta segmentação é baseada nos dados demográficos do público que se quer atender.
Esse tipo de nicho é bem interessante para empreendimentos digitais.
Algumas características do mercado para levar em consideração:
- Gênero;
- Faixa Etária;
- Geração;
- Religião;
- Escolaridade;
- Nacionalidade;
- Estado Civil;
- Renda.
Exemplos de segmentação demográfica:
- Curso de Games -> Curso de Games para adolescentes;
- Curso de Culinária -> Curso de Culinária para crianças.
3ª – Segmentação psicográfica
Esse 3º tipo de nicho leva em conta a personalidade, estilo de vida e valores dos consumidores para fazer a segmentação.
Está muito em evidência hoje em dia a preocupação das pessoas com causas ambientais, proteção aos animais, estilo de vida saudável etc.
Esse tipo de segmentação também é bem interessante para negócios digitais.
Exemplos de segmentação psicográfica:
- Curso de Culinária -> Curso de culinária para veganos;
- Produtos de Beleza -> Produtos de Beleza não testados em animais.
4ª – Segmentação comportamental
O 4º tipo de nicho de mercado leva em conta os hábitos de consumo e comportamento dos consumidores.
Para fazer este tipo de segmentação é preciso estudar fatores como:
- o que os consumidores procuram;
- o que os consumidores realmente precisam;
- o que os consumidores compram;
- quando os consumidores compram;
- que benefícios eles procuram;
- com que frequência eles consomem.
Exemplos de segmentação comportamental:
- Curso de Culinária -> Curso de Culinária para iniciantes;
- Produto de Beleza -> Produto de Beleza Premium;
Como Identificar um nicho de mercado rentável para você
Bom, já vimos tudo o que você precisava para entender o que é nicho de mercado e a importância de você definir bem o nicho do seu negócio.
Te falei também sobre os tipos de nicho e as 4 segmentações de mercado.
Como eu te falei no artigo Como Ser Um Afiliado: Guia Simples e Direto , você precisa escolher um nicho não somente porque você quer, mas também por ter gente buscando por produtos daquele nicho. Não tente criar um mercado para um produto, e sim criar um produto (ou recomendar, como afiliado) para uma demanda existente.
Com isso em mente, agora vou te passar um passo a passo para você identificar um nicho de mercado rentável para você.
1 – Pegue um papel ou crie uma planilha eletrônica. Te indico usar o Google Drive para isso;
2 – Crie uma coluna (ou escreva no papel) Grupo, e outras 5 colunas Nicho 1, Nicho 2, Nicho 3, Nicho 4 e Nicho 5;
3 – Na primeira coluna você vai escrever:
- 1 – O que você domina profissionalmente
- 2 – Interesses que você têm
- 3 – Coisas que você gosta de fazer
4 – Escreva 5 ideias (nas colunas de nicho) para cada item dessa lista. Isso vai ser um ótimo norte para você ter ideias de nicho para trabalhar;
5 – Agora você precisa saber se tem alguém procurando por este nicho. Para isso use o Planejador de palavras-chave do Google. Nele você irá buscar pelas ideais de nicho que você listou para ver se tem gente buscando por isso. Use também a plataforma Ubersuggest para isso;
6 – E não adianta ter gente procurando, mas não ser rentável. Você, afiliado, precisa saber se tem produto para esses nichos e se eles estão sendo vendidos. Para isso eu indico que você vá nas plataformas de vendas digitais (Hotmart, Monetizze e Eduzz) e busque se existem produtos para esses nichos e se eles estão sendo vendidos;
7 – Busque também no Google e veja se tem Blogs interessantes falando sobre esses nichos, assim como no Youtube. Veja o que as pessoas estão comentando. Busque também nas redes sociais e no Google Trends;
8 – Anote tudo na sua planilha ou folha de papel;
9 – Analise os dados e decida qual o nicho que você vai iniciar.
Pronto. Você acabou de identificar o seu nicho de mercado rentável. Parabéns!
Exemplos de Nicho de Mercado
Para finalizar vou listar para você os grandes nichos de mercado. É importante que o seu nicho esteja dentro de um desses:
- Saúde e Beleza;
- Namoro e Relacionamento;
- Negócios e Dinheiro;
- Hobbys e Atividades Extras.
Também separei para você um artigo do SEBRAE sobre os negócios mais promissores para 2019.
E aí, gostou do artigo? Você já sabia o que fazer para identificar o seu nicho de mercado? Espero que essas informações te ajudem rever ou definir o seu nicho.
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