O que é Marketing de Conteúdo e Como Ele Vai Te Ajudar a Vender mais? Conteúdo vende? Antes de te explicar isso, me deixa te contar a minha experiência.
Uma das grandes dificuldades que eu tive nos meus projetos de Empreendedorismo Digital até esse ano era converter Leads em clientes. Eu era (sou, na verdade) muito bom em gerar leads, tanto para mim quanto para clientes, mas na hora de converter… Algo faltava.
Existe uma coisa chamada nutrição de leads no Marketing Digital que é fundamental para o processo de conversão. Era nesse ponto que eu pecava.
Eu conseguia tranquilamente obter leads via anúncios no Facebook Ads ou Google Ads e páginas de captura, mas não conseguia dar sequência à jornada do comprador com os leads.
Ou seja. Não tinha a venda, a conclusão do negócio. E, sem isso, um negócio não existe.
Apesar de saber toda a teoria eu não a colocava em prática. Eu tinha centenas de leads, mas não tinha material para mandar para eles. E o que acontecia? Eles esfriavam.
Mas agora não mais. Agora eu atraio um visitante, o transformo em lead e tenho conteúdo para nutri-lo. Educá-lo. E não mais perco esses leads. Sabe por quê?
Eu finalmente coloquei em prática o Marketing de Conteúdo. E, neste artigo, vou te explicar melhor o que é Marketing de Conteúdo e como isso vai beneficiá-lo. Ah, e no final do artigo vou te contar a minha estratégia.
Vamos lá!
O que é Marketing de Conteúdo
Marketing de Conteúdo é uma estratégia de Marketing Digital que consiste na criação e distribuição de conhecimento gratuito e relevante para atrair visitantes e convertê-los em clientes.
A sua base é a produção de conteúdo relevante e gratuito em diversos formatos – ebook, artigos de blog, vídeos, infográficos, aulas etc – para atrair potenciais clientes, educá-los, transformá-los em clientes e manter o relacionamento com eles para vender novamente.
Na minha estratégia de Marketing de Conteúdo, que vou falar ao final desse artigo, o Blog fica no centro. Então, o meu conteúdo mais produzido é artigo para o meu Blog.
Além da atração, nutrição e conversão de venda, o Marketing de Conteúdo têm muitos outros benefícios para o seu negócio, que vou explicar mais abaixo.
Tráfego Pago X Tráfego Orgânico
Quando falamos sobre Marketing de Conteúdo temos que falar de tráfego, afinal precisamos atrair visitantes para transformá-los em clientes.
E, nesse ponto, o Marketing de Conteúdo brilha.
Existem dois tipos de tráfego – Orgânico e Pago.
O Tráfego Orgânico é gratuito, proveniente das mídias sociais (uma postagem, mas sem anúncio), buscas no Google (sem ser link patrocinado), acesso direto – quando o visitante escreveu diretamente o seu enderenço no navegador – e qualquer forma de acesso que não seja originária de uma campanha de anúncios.
Já o Tráfego Pago é proveniente de qualquer acesso ao seu site que seja feito através de um link patrocinado – Google Ads, Facebook Ads (Facebook e Instagram) ou qualquer outro tipo de anúncio.
E qual dos dois tipos de tráfego é melhor? Eu diria que o tráfego orgânico. Não estou subestimando os anúncios não, eles são importantíssimos e fundamentais para qualquer empreendimento, mas o tráfego orgânico é mais qualificado. Bem mais.
E eu falei acima que o Marketing de Conteúdo brilha no que diz respeito ao tráfego. Sabe o motivo? A produção constante de conteúdo relevante e bem estruturado, com aplicação das técnicas de SEO, vai melhorar (e muito) o posicionamento do seu site no Google.
Para que usar o Marketing de Conteúdo? 8 Benefícios para seu negócio
Bom, eu já falei no decorrer do artigo de alguns benefícios dessa lista, mas aqui eu vou detalhar um pouco mais cada um. Vamos lá!
1 – Melhora o seu posicionamento no Google
Esse é um benefício excepcional do Marketing de Conteúdo. Quando você produz conteúdo relevante no seu Blog, usando as técnicas de SEO, voltado para o seu nicho e a sua Persona, o seu posicionamento no Google vai melhorar.
Obs.: Não adianta você criar um artigo excepcional de moda se o seu site é tecnologia. Isso não vai ajudar a sua Persona. Foque no seu Nicho.
Aliás, uma das maiores indicações da utilização do Marketing de Conteúdo é isso – ranquear melhor no Google. Simplesmente pelo motivo do Google ser o maior buscador do mundo.
O que isso significa? Significa que as pessoas que estiverem buscando sobre a sua empresa, produto ou serviço vão te achar no Google se você produzir conteúdo relevante para o que eles estão buscando.
Ou seja, se a sua Persona busca por “Como Impulsionar no Facebook” ela só te achará no Google se você tiver algum conteúdo sobre isso. Ou alguma página sua que fale sobre “Como Impulsionar no Facebook”.
O motivo? O Google indexa todas as páginas e artigos de todos os sites do mundo por palavra-chave… Então, se você produzir conteúdo relevante para a sua Persona, conteúdo que ela está procurando, ela vai te encontrar. E você ficará melhor posicionado nos resultados do Google. E você terá mais tráfego.
2 – Aumento de tráfego no site
Já falei um pouco desse benefício no anterior. Com a geração de conteúdo relevante e de grande qualidade para a sua Persona, você se tornará mais relevante para o Google. Logo, você aparecerá mais e em melhor posição nos resultados da busca do Google.
E, por consequência, mais pessoas visitarão o seu site. E comentarão nos seus artigos, o que irá gerar mais engajamento no seu Blog. E compartilharão o seu conteúdo, pois se foi relevante para ele, será para os seus amigos. E isso vira um ciclo virtuoso de tráfego no seu site.
Agora imagine o contrário.
Um visitante acha o seu site sem querer. Digitou o endereço errado e “caiu” no seu site. E vê somente 1 artigo. E mal feito. Você acha que ele comentará esse único artigo? Você acha que ele voltará para o seu site? Você acha que ele vai compartilhar seus artigos com quem ele conhece?
A resposta é não. Por isso o Marketing de Conteúdo é tão importante.
3 – Geração de tráfego de muita qualidade
Quando eu te expliquei o que era o Tráfego Orgânico, eu disse que ele era de muita qualidade. E acredito que com as explicações desses dois primeiros benefícios você conseguiu entender o motivo.
Quando você cria constantemente conteúdos relevantes para a sua Persona, você começa a subir no posicionamento dos resultados do Google. Com isso, mais gente vai achar o seu site, e existe a possibilidade deles compartilharem o seu conteúdo e gerar mais tráfego ainda.
E, na busca do Google, as pessoas estão procurando por algo que elas realmente querem. Se elas procuram por um produto, elas estão pré-dispostas a comprar aquele produto. Se elas buscam por um serviço, elas estão pré-dispostas a contratar aquele serviço.
Isso é fato comprovado no Marketing Digital.
Por isso que o Marketing de Conteúdo gera tráfego de muita qualidade
4 – Quebra de Objeções
Uma questão importante a ser tratada em vendas é a quebra de objeções.
Todo mundo tem alguma objeção para comprar algo – “não tenho tempo”, “é caro demais”, “será que é para mim?” e outras. Você precisa tratar as objeções para conseguir vender para seus potenciais clientes.
No Marketing de Conteúdo isso é tratado. Tem que ser tratado. Vou te dar um exemplo de um artigo meu que trata uma objeção.
Como Empreender Mesmo Que Você Não Tenha Tempo.
Nesse artigo eu falo sobre como uma pessoa pode empreender mesmo sem tempo, que é uma das principais objeções que você vai encontrar.
5 – Criação de Autoridade
Esse é outro grande benefício do Marketing de Conteúdo.
Grandes nomes do Marketing Digital do Brasil como Érico Rocha, Bruno Pinheiro e Alex Vargas falam da importância da criação de autoridade para facilitar as vendas.
As pessoas respeitam quem é uma autoridade no assunto.
Pense comigo.
Vamos chamar de A uma pessoa que você conhece que sabe muito sobre finanças. E vamos chamar de B uma pessoa que você conhece e que não sabe sobre finanças.
Se A te dá um conselho sobre investimento e B te dá outro conselho sobre investimento, você vai seguir o conselho de quem? De A, não é verdade.
Na Internet não é diferente. Aliás, na Internet isso é muito mais agudo, pois você vai ver muito material de pessoas que você não conhece. Mas se essa pessoa gera muito conteúdo relevante e de qualidade sobre um assunto, essa pessoa torna-se uma autoridade para você.
E você vai ficar pré-disposto a comprar algo dela, se comparado com outra pessoa que não escreve nada sobre o produto ou serviço que vende.
Então, como vimos, o Marketing de Conteúdo vai te ajudar a cria autoridade no seu nicho.
6 – Educação dos Leads
Se lembra que te falei sobre quebrar objeções. Isso faz parte do processo de educação dos seus leads.
Você precisa, muitas vezes, mostrar para os seus leads que você conhece e tem a solução para um problema dele. Muitas vezes, antes de efetuar uma compra, uma pessoa precisa ser impactada pela oferta algumas vezes para tomar a decisão.
Eu te contei no início desse artigo sobre o meu problema no ano passado. Era exatamente esse. Como eu não produzia conteúdo, não tinha como educar meus leads.
Então a produção de conteúdo relevante para a sua persona vai te auxiliar na educação dos seus leads.
7 – Fortalecimento da Marca
Podemos fazer um paralelo com a criação de autoridade.
Quando você produz e compartilha conteúdo de qualidade e relevante para a sua persona, você está fortalecendo a sua marca. Divulgando a sua marca. E isso é fundamental para a venda.
Se você não produz conteúdo, como as pessoas vão saber o que você faz? Como elas vão conhecer a sua marca? Como você vai criar autoridade?
Então o Marketing de Conteúdo vai te ajudar, e muito, a fortalecer e divulgar a sua marca.
8 – Impulsionamento das Vendas
Bom, juntando tudo o que falei agora fica fácil perceber que o Marketing de Conteúdo vai Impulsionar as suas Vendas.
O tráfego do seu site vai aumentar.
A Qualidade dos visitantes do seu site vai ser muito alta.
Você vai se tornar uma autoridade para eles.
Sua Marca vai ficar conhecida por ser relevante e agregar valor à vida das pessoas.
Seus leads vão saber que você tem a solução para o problema deles, através do processo de educação que você vai promover.
Você vai quebrar as objeções deles antes de fazer a sua oferta, com os seus artigos e outras fontes de conteúdo que você compartilhar.
E isso tudo junto vai Impulsionar as suas vendas.
Como o Marketing de Conteúdo Vai te Ajudar a Vender Mais
Bom, eu fui relevante aqui de propósito, somente para fortalecer esse conceito.
Com todos os benefícios que você viu acima, o Marketing de Conteúdo vai te ajudar a vender mais. Vai ser um processo mais natural.
O seu conteúdo vai vender por você.
Dicas para Você Trabalhar Com Marketing de Conteúdo
Então, como eu prometi, eu vou te falar agora a minha estratégia de Marketing de Conteúdo e te dar algumas dicas para você iniciar:
Como eu te disse, o Blog está no centro da minha estratégia. Então eu produzo bastante conteúdo relevante de de qualidade para ele.
Eu também produzo vídeos para o meu canal do Youtube. Mas por enquanto eu estou focando mais no Blog.
As mídias sociais (Facebook, Instagram, e WhatsApp) eu uso para promover o meu conteúdo – eu gero também algumas coisas para o Facebook e o Instagram.
O Email e o Messenger eu uso para fazer as minhas sequências de mensagens para educar os meus leads, gerar relacionamento e também para fazer as ofertas.
E isso tudo é baseado na minha Pauta de Conteúdo. Nela estão todas as palavras-chave buscadas pela minha Persona (que vou adicionando de tempos em tempos), os títulos dos meus conteúdos e a ordem de produção.
Eu então crio artigos (que já foram definidos na minha Pauta de Conteúdo) com objetivos distintos. Uns são para quebrar objeções, outros para educar, outros para criar relacionamento e autoridade. E em grande parte deles tem um link de vendas, ou um link para download de um ebook (basta olhar a minha sidebar)…
Ou seja, os visitantes do meu site estão sempre sendo impactados pelo conteúdo e tendo acesso a diversas ofertas… Tenho funis de venda em pontos estratégicos do meu Blog.
E, quando um visitante se torna um lead, ou seja, ele baixa algum conteúdo meu e em troca deixa o seu email, ele entrou em um funil de vendas. Vai ser impactado nas páginas de obrigado e download do que ele solicitou e também através de email marketing.
Essa é a minha estratégia de Marketing de Conteúdo.
E aí, gostou do artigo? Você já sabia o que era Marketing de Conteúdo? Espero que essas informações e a minha estratégia te ajudem a vender mais.
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