Trabalhar de casa é o sonho de muita gente, porém é preciso aprender como ter disciplina .
Deixa eu te falar uma coisa: todo mundo que trabalha em casa tem problemas de produtividade de vez em quando, pois, em casa, temos muitas distrações – Netflix, filhos (distração boa demais 🙂 ), videogame etc etc etc. E eu já caí nessa “armadilha”, e não quero que você caia também.
Eu posso te falar sobre isso com propriedade, pois eu já passei pelas duas “formas de local de trabalho”: em um escritório e em casa.
No escritório é mais fácil ter disciplina, pois todos estão lá trabalhando (hora do café também é trabalho! E é ótimo para um ambiente saudável!). Mas e para quem trabalha de casa? Deixa então eu te passar a minha experiência.
Uma das grandes vantagens em trabalhar de casa é não ter trânsito. 🙂 Eu moro no Rio de Janeiro, e não sei onde você mora, mas aqui o trânsito está caótico! Eu já perdi em alguns dias mais de 3 horas por causa de trânsito… É perda de tempo e vida.
Hoje, como eu empreendo de casa, não tenho mais esse problema. Além de não ter trânsito, eu faço a minha agenda. Tenho mais tempo para os meus filhos e esposa. Mas, como eu te disse, nem tudo são flores – existem muitas distrações e isso, várias vezes, minou a minha produtividade.
Porém, existe uma coisa que eu aprendi e que você pode exercitar que vai te ajudar a focar e ser mais produtivo – ter disciplina. E, neste artigo, vou te dar 7 Dicas De Como Ter Disciplina Trabalhando De Casa.
Mas o que é disciplina?
substantivo feminino
Dicionário no Google
1.
obediência às regras, aos superiores, a regulamentos.
“d. militar”
2.
ordem, regulamento, conduta que assegura o bem-estar dos indivíduos ou o bom funcionamento (p.ex., de uma organização).
“é essencial a d. dentro de um hospital”
De acordo com essa definição, podemos dizer que disciplina tem a ver com comportamento, pois é uma decisão sua seguir ou não os regulamentos, ter boa conduta etc. É uma escolha.
E falando então em disciplina no trabalho, podemos considerar que:
“Ter disciplina é ter uma boa conduta e executar as atividades (regulamento) que precisam ser feitas.”
Novamente – escolher fazer as atividades. Seguir um padrão, uma rotina.
No início é muito difícil para a maioria (e foi muito difícil para mim), mas com persistência você conseguirá. Já ouvi falar que a força de vontade é como um músculo que precisa ser exercitado. E a força de vontade é fundamental para desenvolvermos a nossa disciplina.
Vou agora te dar 7 dicas para você se tornar uma pessoa mais disciplinada. Vamos lá!
As 7 dicas de como ter disciplina trabalhando de casa
1 – Descubra e escreva o que te motiva a fazer o seu trabalho
A primeira dica que vou te dar é fácil e tem resultado muito rápido – encontre um propósito naquilo que você faz.
“Ah André, para com isso. Papo de Guru de Autoajuda.”.
Eu pensava assim também… E perdi muito tempo tendo preconceito com autoajuda, desenvolvimento pessoal. Não faça como eu.
A explicação é simples: quando vemos algum benefício ou sentido no que estamos fazendo, é mais difícil de nos sabotarmos. Afinal, vamos ter uma “recompensa” ao final do trabalho. E essa busca por uma “recompensa” está mais presente na nossa vida do que você imagina. Já leu o livro O Poder do Hábito, de Charles Duhigg?
2 – Crie uma rotina de trabalho em casa
A 2ª dica também é tranquila de fazer – o problema é segui-la (caímos novamente na questão do hábito).
Crie uma rotina de trabalho. Saiba o que você precisa fazer no dia, na semana, no mês. Caso contrário todo dia você vai ficar pensando o que tem que fazer, e aí as distrações vão falar mais alto…
Eu escrevi um artigo exatamente sobre isso – leia aqui.
3 – Faça pequenas pausas
Pode parece besteira, mas pequenas pausas são muito eficientes. Chega um momento em que não conseguimos mais pensar no que estamos fazendo, e insistir só vai piorar.
Planeje no seu dia pequenas pausas de 5 – 15 minutos. Faça algo totalmente diferente – vai tomar um café, ligar para um amigo, jogar um jogo. Você precisa tirar o seu pensamento totalmente do seu trabalho nessas pausas.
Mas planeje essas pausas e definia o tempo delas. caso contrário você pode acabar tendo mais tempo de pausas do que de trabalho…
4 – Monte um planejamento semanal
Se lembra que te falei da rotina de trabalho? Pois é, ter uma rotina é fundamental para nós empreendedores. A organização é que vai te levar ao sucesso, ainda mais se você for uma pessoa muito ocupada.
Então estabeleça um dia da semana – domingo é um bom dia para isso – e faça um planejamento semanal. Defina as metas da semana e o que você vai fazer em cada dia. Isso vai poupar muito tempo do seu dia a dia, você verá. 🙂
No dia do planejamento semanal, veja o que você conseguiu fazer na semana anterior e replaneje o que não conseguiu terminar para a próxima semana, além de novas atividades. Com isso você não vai dar chance do seu trabalho se perder, e vai aumentar a sua disciplina. Crie bons hábitos!
5 – Aceite que você pode errar, e você vai errar
Todo mundo erra. E você, por melhor que seja, vai errar também. Isso é um fato, e aceitar isso vai te tirar um enorme peso das costas. Não pense que você é melhor do que ninguém…
Grandes empreendedores erraram muito antes de acertar – Bill Gates, Steve Jobs, Walt Disney… Então meu caro, fique tranquilo pois você vai errar demais ainda. 🙂
A grande questão é como trabalhamos os nossos erros. Errar não quer dizer que você falhou, a não ser que você entregue os pontos. Então, continue e aprenda com os seus erros.
6 -Crie um ambiente propício e longe de distrações
Eu falei aqui algumas vezes sobre distrações. É porque isso me afetou demais no início, e as vezes ainda me afeta. Então, se eu posso te dar um conselho, é o seguinte: cuidado elas!
E eu considero que as interrupções possam ser distrações também. E nós não percebemos isso… Somos interrompidos muitas vezes durante o dia, e isso acaba com a nossa produtividade.
Eu até gravei um vídeo sobre isso:
Mas, felizmente, podemos preparar um ambiente tranquilo e nos preparamos para não sermos interrompidos ou distraídos. E isso é fundamental. Busque um local tranquilo onde você mora, e crie um ambiente só seu para você trabalhar.
No meu caso, o meu escritório é no antigo quarto de empregada. Fica protegido da “bagunça das crianças”. 🙂
7 – Persista – faça até dar certo
E por último, mas nem por isso menos importante. Faça até dar certo!
Persista!
Continue!
Eu já te dei exemplos de empreendedores que erraram muito até alcançarem o sucesso. E com você não será diferente. Não existe fórmula mágica.
Se lembra que eu te falei errar não era o mesmo que falhar, a não ser que você não persistisse? Pois é, é exatamente isso. Persista.
Claro que não estou falando para você persistir no erro. Se errou você precisa aceitar, analisar, replanejar e continuar. Siga em frente, persista, e você alcançará o que você quer.
E conte comigo!
E aí, gostou do artigo? Espero que eu tenha te ajudado a aprender como ter disciplina, e que as 7 dicas sejam realmente úteis a você.
Comente aqui a sua opinião, o que você achou deste artigo. Caso tenha feito sentido para você, compartilhe com seus amigos, pois essa informação pode ajudá-los também. Nos vemos no próximo post!