Sabemos que para pequenas empresas, todo o investimento precisa ser muito bem analisado. É preciso estruturar um plano com o maior cuidado possível e estudar para se certificar de que não é uma má ideia.
Neste estudo, é preciso ter bons recursos, mas com um valor baixo para que a empresa consiga dar conta.
Felizmente, existem diversas ferramentas disponíveis no mercado com baixo custo – e às vezes gratuitas, para te ajudar na implantação do Marketing Digital na sua empresa.
Por isso, separamos as 5 principais ferramentas que podem vir a te ajudar com os resultados. Continue lendo este artigo e se descubra quais são.
Por que utilizar essas ferramentas?
Dentro do Marketing Digital existem diversas estratégias, como definir palavras-chave, criar cronograma de postagens, fazer anúncios, analisar e otimizar métricas.
Mas fazer tudo isso de forma manual não é uma tarefa fácil e nem sempre, irá gerar bons resultados quanto com o uso de ferramentas específicas.
Com o auxílio da tecnologia, existem diversas opções a serem utilizadas não somente por grandes empresas, mas também para as de pequeno porte.
Existem ferramentas para todas as finalidades e gostos. Mas as que separamos para você são as que são mais utilizadas entre as empresas e que geram maior resultado.
Vale ressaltar que ao utilizá-las, a sua empresa estará economizando tempo ao automatizar algumas tarefas e também, irá crescer exponencialmente.
Conheça as principais ferramentas de Marketing Digital
A partir de agora, você irá conhecer de fato, quais são as ferramentas que você pode fazer uso em sua empresa. Vamos lá?
O Google Analytics é uma das ferramentas mais utilizada pelas marcas. Através desta plataforma, é possível monitorar o tráfego do seu site, e-commerce e até mesmo, aplicativo.
É possível analisar todos os relatórios de desempenho das suas estratégias de comunicação e também, entender quais são as necessidades de sua empresa.
Confira alguns dos dados que você pode ter acesso através desta ferramenta:
- Número total de visitantes e qual o tempo de permanência;
- Qual tema que a sua persona tem mais interesse;
- Por qual canal o seu cliente está chegando até você;
- Qual rede social está tendo melhor desempenho;
Já imaginou otimizar o tempo que você leva hoje para pesquisar palavras-chave e formando novas técnicas de SEO?
Através do Hubspot, isso é possível. Esta é uma ferramenta muito utilizada pelas empresas para realizar algumas estratégias como Inbound Marketing.
Ela é aceita pelos empreendedores por ser de fácil uso e com resultados surpreendentes.
Imagine que você possui uma empresa de venda de convênios odontológicos e deseja aumentar o tráfego e número de clientes.
Essa com certeza, é uma ótima saída para você e sua empresa.
O uso de e-mail marketing está fortemente presente em diversos planos de comunicação. Afinal, diferente do que muitos acham, o e-mail ainda é um forte método de atração.
Através do Mailchimp, é possível criar e gerenciar campanhas de e-mails personalizadas e ótimos layouts.
Dessa forma, os seus clientes terão uma melhor experiência com a sua empresa. Sabe aquele e-mail branco com um bloco de texto sem graça nenhuma?
Esqueça isso!
Mesmo em sua versão gratuita, já é possível utilizar esses recursos e após o disparo, é possível recolher o report e analisar o desempenho.
Do que seriam as estratégias se não houvesse um bom material visual, não é mesmo?
Uma ótima ferramenta de design é o Canva. Uma plataforma online de edição com templates pré-definidos, mas que também podem ser personalizados de toda e qualquer forma para que fique de acordo com a identidade visual da sua marca.
Dessa forma, suas publicações serão mais atrativas e podem chegar à mais pessoas. Quer saber como?
Imagine que você estava rolando o seu feed e de repente encontra uma boa arte sobre convênio dentário, certamente iria chamar a sua atenção e você pararia para ler mais a fundo, certo?
Nossa última sugestão, mas não menos importante, é a Keyword.io. Uma ferramenta capaz de descobrir quais são as palavras-chave e os termos mais procurados pelas personas nos principais mecanismos de busca, como o Google.
Utilizando ainda a área odontológica como exemplo, imagine que a maior parte das pessoas utilizam o termo “dentista convênio” a fim de encontrar algumas opções de plano odontológico.
Através do Keynoword.io, você consegue descobrir exatamente quais são os termos que o seu público utiliza e fazer uso dessas palavras em posts e artigos para o seu site e também, redes sociais.
Assim, você terá um melhor direcionamento ao fazer anúncios pagos e até mesmo, no momento em que for decidir quais serão as pautas trabalhadas naquele período.
Considerações finais
Agora que você já sabe quais são as principais ferramentas, é possível estudar cada uma e selecionar aquelas que fazem mais sentido para a sua empresa.
Não importa o tamanho, grande ou pequena, toda empresa precisa de um bom Marketing Digital para estar presente no mercado.
E somando uma equipe com profissionais especializados no assunto à boas ferramentas, certamente a sua empresa irá alavancar e ter uma boa relevância.
Conteúdo produzido por Mayara Santos, redatora na empresa Ideal Odonto